Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Râguebi: Alun Wyn Jones confirma diagnóstico de problema cardíaco

Alun Wyn Jones, do País de Gales, antes de um jogo
Alun Wyn Jones, do País de Gales, antes de um jogoReuters
O antigo capitão do País de Gales e dos Leões Britânicos e Irlandeses, Alun Wyn Jones, afirma que lhe foi diagnosticado um problema cardíaco nos últimos meses dos seus quase 20 anos de carreira.

O jogador com mais internacionalizações no râguebi, depois de ter feito 158 jogos pelo País de Gales e 12 pelos Leões, juntou-se ao clube francês Toulon em julho com um contrato de curta duração que terminou em novembro.

Em maio, tinha anunciado a sua retirada da seleção internacional de râguebi.

"Foi-me diagnosticada fibrilhação auricular", disse Jones ao The Telegraph. "Foi descoberto quando fiz um exame médico completo, que incluiu um teste de ECG, quando entrei para o Toulon em julho. Atualmente, fala-se muito de bem-estar no râguebi, mas será que isso abrange tudo? Será que são apenas as coisas que podemos pagar? Certamente, o desporto chegou a um ponto em que os jogadores devem ser examinados com mais frequência, especialmente numa altura em que as exigências do jogo estão a aumentar."

Jones disse que ficaria eternamente grato a Toulon.

"Se não me tivessem oferecido um contrato, talvez nunca tivesse sabido do problema cardíaco", acrescentou: "O médico cardiologista detectou-o de imediato. O meu coração batia como um cavalo a galope com seis patas. Estava por todo o lado".

Jones disse que seguiu o conselho médico antes de decidir que iria em frente e jogar pela seleção francesa.

"Pode parecer uma decisão egoísta, dado que tenho três filhas pequenas, mas precisava de aproveitar a oportunidade", acrescentou: "Seria apenas por quatro meses e deu-me a oportunidade de experimentar e ter uma perspetiva da minha carreira e da minha vida."