Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Râguebi: Antoine Dupont, capitão da seleção francesa, vai falhar as Seis Nações para se preparar para os Jogos Olímpicos

Antoine Dupont, capitão e defesa francês, na derrota com a África do Sul no Mundial
Antoine Dupont, capitão e defesa francês, na derrota com a África do Sul no MundialAFP
O capitão da seleção francesa, Antoine Dupont, vai ficar de fora do Torneio das Seis Nações, para se preparar para os Jogos Olímpicos de 2024, em Paris, menos de um ano após a desilusão de uma eliminação precoce da Taça do Mundo, informou esta quarta-feira à AFP a Federação Francesa de Rugby (FFR).

Dupont, de 27 anos, vai faltar à competição, que se realiza entre 2 de fevereiro e 16 de março do próximo ano, para participar em etapas do circuito mundial de râguebi de sete, agora conhecido como SVNS.

O seu clube, o Toulouse, a FFR e Dupont vão dar uma conferência de imprensa na segunda-feira, a 250 dias do início dos Jogos, onde se espera que anunciem as intenções de Dupont.

Dupont juntar-se-á à equipa francesa de sevens em janeiro, antes das provas do SVNS em Vancouver, no Canadá, a 23 e 24 de fevereiro, e em Los Angeles, a 2 e 3 de março.

A mais recente aparição de Dupont pela França foi a agonizante derrota nos quartos de final do Campeonato do Mundo, para a África do Sul, que viria a ser campeã, no Stade de France.

O estádio no norte de Paris também sediará as competições de sete, masculino e feminino, dos Jogos em julho do próximo ano.

Já em dezembro do ano passado, Dupont abriu a porta à participação na prova, que teve a sua primeira participação nos Jogos Olímpicos de 2016.

"É muito motivador", disse Dupont à RTL.

"É incrível quando se vê o entusiasmo que pode criar. Há um desejo da minha parte de pôr as coisas em prática para que eu possa participar. Será uma discussão entre as diferentes equipas técnicas", acrescentou.

Uma série de outros grandes jogadores de râguebi de 15 já participou nos Jogos Olímpicos, como o ponta sul-africano Cheslin Kolbe e o ex-central neozelandês Sonny Bill Williams, ambos bicampeões mundiais.

As Fiji ganharam as duas medalhas de ouro masculinas desde que o râguebi de sete foi introduzido nos Jogos Olímpicos, tendo o formato mais longo do desporto sido apresentado pela última vez em 1924.

Kylian Mbappe fotografado em Clairefontaine-en-Yvelines esta semana. Será que vai participar no Euro 2024 e nos Jogos Olímpicos?
Kylian Mbappe fotografado em Clairefontaine-en-Yvelines esta semana. Será que vai participar no Euro 2024 e nos Jogos Olímpicos?AFP

A estrela do Paris Saint-Germain, Kylian Mbappé, também está ansioso por participar nos Jogos em casa.

A ausência de Dupont nas Seis Nações obrigará o selecionador francês Fabien Galthie a nomear um novo capitão e um novo scrum-half titular para as Seis Nações, que começam contra a Irlanda, a 2 de fevereiro.