Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Râguebi: Antoine Dupont pronto para regressar ao Toulouse depois de uma paragem pós-olímpica

Dupont durante o treino do Toulouse esta segunda-feira
Dupont durante o treino do Toulouse esta segunda-feiraLionel Bonaventure / AFP
O medalhista de ouro dos Jogos Olímpicos de Rugby Sevens, Antoine Dupont (27 anos), regressou aos treinos do clube esta segunda-feira, com o objetivo de disputar o seu primeiro jogo da época pelo Toulouse, no próximo fim de semana.

Dupont tem feito aparições esporádicas na base de treinos do clube francês Top 14 desde que ganhou o ouro em Paris no final de julho, mas está na lista para enfrentar o Clermont no sábado.

"Os jogadores presentes estão todos disponíveis", disse o Toulouse esta segunda-feira.

Desde que levou os Bleus ao sucesso olímpico em casa, Dupont foi nomeado o jogador da temporada 2023/24 do Top 14 e aproveitou ao máximo a sua fama global enquanto estava numa pausa pós-olímpica.

Passou mais de uma semana nos Estados Unidos, onde se encontrou com o ícone do futebol argentino Lionel Messi, em Miami, bem como com a lenda da NBA, LeBron James, na Califórnia, e visitou a equipa do Los Angeles Chargers, da NFL.

Na ausência de Dupont, o Toulouse, 23 vezes campeão francês, começou a nova temporada de forma lenta e está em quinto lugar na tabela do Top 14, com três vitórias nos cinco primeiros jogos da campanha.

Os seis vezes vencedores da Taça dos Campeões perderam dois jogos consecutivos, incluindo o jogo de domingo com o rival local Castres e na ronda anterior com o Bordeaux-Begles, a sua primeira derrota em casa desde fevereiro de 2022.

O regresso de Dupont acontece um mês antes de a seleção francesa abrir a série de testes de novembro, contra o Japão, a 9 de novembro, antes de defrontar a Nova Zelândia, uma semana depois, e a Argentina, a 22 de novembro.

Dupont não voltará a jogar sevens esta época, mas recusou-se a excluir a hipótese de participar nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028.

O sucesso da equipa olímpica masculina de França ofuscou os acontecimentos extra-campo que prejudicaram a digressão de julho da França pela América do Sul. O trinco Hugo Auradou e o flanqueador Oscar Jegou foram detidos sob a alegação de terem violado uma mulher em Mendoza, horas depois de se terem estreado na competição.

Os dois negam a violação e foram autorizados a regressar a casa em setembro.

Na sexta-feira, a promotoria de Mendoza recomendou que as acusações de violação agravada contra Auradou e Jegou fossem descartadas numa audiência marcada para 18 de outubro.

Na sequência do mesmo jogo, o experiente lateral Melvyn Jaminet foi expulso da Argentina por ter feito comentários racistas nas redes sociais.

A 7 de agosto, Medhi Narjissi, jogador francês de sub-18, foi dado como desaparecidon depois de ter ido nadar para o mar na África do Sul, onde a equipa se preparava para um torneio de jovens.