Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Râguebi: Federação Francesa vai apertar sanções aos jogadores

O Presidente da FFR este verão.
O Presidente da FFR este verão.BERTRAND GUAY/AFP
Depois de uma digressão de verão à Argentina marcada por vários processos judiciais, será criado um novo quadro mais rigoroso para as equipas francesas até aos próximos jogos, em novembro, anunciou à AFP o presidente da Federação Francesa de Rugby (FFR), Florian Grill.

"O sistema histórico que existe há anos, baseado na responsabilização e na prestação de contas, não está a funcionar", declarou Florian Grill em entrevista à AFP, anunciando para os próximos dias"um plano em que haverá controlos e sanções".

"O quadro não era claro e foi mesmo aceite uma forma de quadro flexível. Estamos a definir um quadro claro que permitirá a imposição de sanções. E as nossas mãos não vão tremer", avisou.

Em julho, dois jogadores da seleção francesa, Hugo Auradou e Oscar Jegou, ambos com 21 anos, foram detidos e acusados de violação agravada após um jogo contra a Argentina.

O Ministério Público de Mendoza, onde decorre a investigação, pediu na sexta-feira passada o arquivamento do processo, que será analisado numa audiência marcada para 18 de outubro. Ambos os jogadores regressaram a França no início de setembro, com Auradou a voltar aos relvados com o Pau no sábado.

Na mesma noite de julho, o lateral francês Melvyn Jaminet publicou um vídeo racista nas suas redes sociais, pelo qual recebeu uma suspensão de 34 semanas da FFR.

Florian Grill disse que tinha "total respeito" pela justiça argentina e que não iria comentar os aspetos legais do caso Jegou-Auradou, mas que queria acabar com o"quarto e quinto tempos" que precederam estes dois casos.

"Haverá sanções financeiras ou desportivas" para os futuros excessos, anunciou o dirigente do râguebi francês, que lamentou que nos anos anteriores"tenha havido uma espécie de aceitação destes excessos, por vezes até organizados".

"Não podemos imaginar desenvolver uma nutrição ultra-elaborada, uma hidratação personalizada para cada jogador, todo o tipo de dados, e ao mesmo tempo, a meio de uma digressão, ter uma quarta ou quinta parte", explicou.

Os pormenores deste plano, que inclui uma revisão da carta dos jogadores internacionais, deverão ser anunciados nos próximos dias.

"Não podemos retirar todos os aspectos positivos do râguebi, pedir às marcas e aos parceiros que associem a sua imagem aos nossos valores pressupostos e não os respeitar", acrescentou Florian Grill.