Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Râguebi: Moerat estreia-se como capitão da África do Sul diante de Portugal

Moerat jogou seis testes pelos campeões mundiais
Moerat jogou seis testes pelos campeões mundiaisAFP
A África do Sul será pela primeira vez capitaneada por Salmaan Moerat, do Stormers, quando uma equipa muito alterada defrontar Portugal em Bloemfontein, no sábado, num teste único.

Moerat substitui o flanqueador Siya Kolisi, um dos muitos titulares habituais que estão a descansar depois de uma série de dois testes contra a Irlanda.

"Salmaan impõe respeito aos seus companheiros de equipa, por isso gostaríamos de o felicitar por este feito", disse o treinador Rassie Erasmus sobre o avançado de seis anos: "Não temos dúvidas de que ele assumirá esta responsabilidade tão bem como o fez com as outras equipas que dirigiu. Ele passou pelas fileiras do SA Rugby e foi capitão das equipas Junior Springboks e SA Schools, bem como dos Stormers e da Western Province.

Erasmus fez 14 alterações à equipa que começou a partida contra a Irlanda, que perdeu por 25-24 no sábado passado.

Também há cinco mudanças no banco de suplentes , o que significa que apenas Moerat, o também trinco RG Snyman, o ponta Kurt-Lee Arendse e o lateral Sacha Feinberg-Mngomezulu permanecem da última ronda 23.

Arendse é o único sobrevivente da equipa titular que caiu diante dos irlandeses em Durban, com Ciaran Frawley marcando um gol de cabeça para vencer um jogo emocionante.

Erasmus incluiu sete jogadores não convocados - três titulares e quatro suplentes - para o primeiro encontro com os portugueses Os Lobos.

Jan-Hendrik Wessels, o hooker Johan Grobbelaar e o atacante Phepsi Buthelezi são os três estreantes que devem começar na equipa inicial.

O banco de suplentes conta com mais quatro jogadores que estão em estreia: Andre-Hugo VenterRuan VenterMorne van den BergQuan Horn.

As mudanças em massa eram esperadas, já que Erasmus quer descansar jogadores regulares como Kolisi após a série da Irlanda.

Portugal é o único país fora do top 10 do ranking que os Springboks enfrentarão em 13 testes este ano e isso oferece aos quatro vezes vencedores da Copa do Mundo uma oportunidade de experimentar.

"Todos os jogadores não convocados, com exceção de Ruan Venter, fizeram parte da nossa equipa de treino em junho e ficámos muito impressionados com a forma como se integraram nas nossas estruturas e com a sua ética de trabalho", afirmou: "Confiamos plenamente nas suas capacidades e estamos ansiosos por ver o que vão oferecer em campo no sábado."

Portugal preparou-se para o teste na cidade de Bloemfontein ao derrotar a Namíbia por 37-22 em Windhoek no passado sábado.

"Portugal é uma equipa de qualidade, como vimos com a vitória contra as Fiji no Campeonato do Mundo (2023)", afirmou Erasmus: "Era importante para nós selecionar uma equipa de qualidade com um grupo de jogadores experientes, ao mesmo tempo que cumprimos o nosso objetivo de aumentar a profundidade do nosso plantel ao nomear alguns estreantes."