Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Râguebi: Sibusiso Nkosi, campeão do mundo de 2019, suspenso por 3 anos por doping

Sibusiso Nkosi vai ser suspenso durante três anos
Sibusiso Nkosi vai ser suspenso durante três anosSteve Haag / POOL / AFP
O extremo sul-africano Sibusiso Nkosi, campeão do mundo de 2019, foi suspenso por três anos pela World Rugby, depois de ter acusado positivo num teste de esteróides anabolizantes, anunciou esta segunda-feira o clube Cheetahs.

"Sbu foi testado pela World Rugby em maio e a sua amostra A deu positivo. Foi suspenso por três anos", disse à AFP, sob anonimato, um responsável do clube de Bloemfontein.

A amostra revelou vestígios de um esteroide anabolizante utilizado pelos culturistas e, de acordo com os meios de comunicação sul-africanos, a suspensão irá decorrer até 15 de julho de 2027.

O extremo de 28 anos, que foi substituto de Cheslin Kolbe no Campeonato do Mundo do Japão, é o segundo membro dos campeões de 2019 a ser sancionado por doping. O central Elton Jantjies foi suspenso por quatro anos em janeiro por uso de uma substância proibida.

Sibusiso Nkosi jogou 16 vezes pelo seu país entre 2018 e 2021, marcando nove ensaios.

Depois de jogar pelos Sharks e Bulls, juntou-se ao Bloemfontein Cheetahs em março com um contrato de um ano.

O extremo sofreu problemas de saúde mental enquanto jogava pelos Bulls e desapareceu durante várias semanas em 2022, desencadeando uma busca policial, antes de ser encontrado em casa de um familiar.