Ramsey volta à seleção do País de Gales para levar equipa ao sucesso na era pós-Bale
O médio Ramsey é o novo capitão, substituindo o antigo avançado do Real Madrid e do Tottenham Bale, que terminou a carreira em janeiro.
Bale, o melhor marcador do País de Gales e o jogador mais internacional, não foi a única estrela a abandonar o futebol internacional após o Campeonato do Mundo no Catar. Chris Gunter, Joe Allen e Jonny Williams também anunciaram o adeus ao País de Gales após uma era dourada que incluiu as meias-finais do Euro-2016.
O treinador galês, Rob Page, vai começar uma nova era e Ramsey está confiante de que existem jovens emergentes suficientes para manter o país na disputa durante a fase de qualificação para o Euro-2024.
"Gareth, Joe, Jonny e Gunts têm sido fundamentais para nós ao longo dos anos e farão para sempre parte da história galesa", disse esta segunda-feira Ramsey. "Seremos para sempre gratos pelo que trouxeram a esta equipa, a esta nação, e sentiremos a falta destes jogadores".
"Mas o futebol está sempre a mudar e haverá oportunidades para estes jogadores mais jovens se destacarem e mostrarem do que são capazes. Esperemos que agora possamos criar a nossa própria história", continuou.
A fase de qualificação segue-se a uma fraca campanha no Campeonato do Mundo de 2022 no Catar. A equipa de Page marcou apenas uma vez e terminou no último lugar do seu grupo aquela que foi a sua primeira participação num Campeonato do Mundo desde 1958.
"Foi dececionante", disse Ramsey, ex-jogador do Arsenal e da Juventus. "Queres lá ir e mostrar o que és capaz de fazer, mas não chegámos ao nível a que estamos habituados".
O defensor Tottenham Ben Davies foi excluído dos dois classificados, substituído no plantel por Morgan Fox.