Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Reportagem: "Festival do Desporto de Cabo Verde" mostra o potencial desportivo do país

Pablo Gallego e Eliott Lafleur
Adeptos cabo-verdianos na última Taça das Nações Africanas
Adeptos cabo-verdianos na última Taça das Nações AfricanasAFP
De 20 de maio a 2 de junho, as atenções estão viradas para o desporto em Cabo Verde. Um terreno insuspeito para o desporto, Andreia Levy, fundadora do "Cabo Verde Sports Festival", lança este ano a primeira edição do evento. É uma oportunidade para começar a fazer acontecer as coisas neste país.

Um "pequeno país" com grandes tesouros: Cabo Verde é um país à parte pelas suas paisagens, praias e outras maravilhas que aí se podem encontrar... mas não pelo desporto. Como em muitos países africanos, o desporto é omnipresente nestes dez "rochedos" ao largo da costa norte do Senegal.

Apesar dos recursos financeiros limitados, a determinação e o trabalho árduo dos intervenientes produziram resultados notáveis no domínio profissional, nomeadamente em modalidades populares como o futebol, o basquetebol e o andebol. Mas o desafio continua - ainda - a ser enorme. Embora louváveis, os esforços desenvolvidos pelas federações desportivas e pelos jogadores cabo-verdianos, muitos deles voluntários, merecem um apoio muito maior. Cabo Verde tem um verdadeiro terreno fértil.

Por isso, foi lançado o "Cabo Verde Sports Festival", que oferece atividades a cerca de 500 jovens com idades compreendidas entre os 10 e os 20 anos. Como explica a sua fundadora, Andreia Levy, a ideia é simples: promover esta terra, que tem todos os ingredientes para se tornar um viveiro de futuros campeões.

"É tempo de ter uma visão a longo prazo e de apoiar os jovens atletas desde o início", explica Andreia Levy ao Flashscore.

A primeira edição está prevista para 20 de maio a 2 de junho, na ilha de Santiago, na Praia, Santa Cruz, Tarrafal e São Miguel, e contará com a participação de jovens das ilhas da Boavista e do Sal. Combina com sucesso o desporto, a educação e o turismo, áreas prioritárias para o país que merecem toda a atenção da Presidência da República e destes municípios.

A iniciativa é liderada pela associação franco-cabo-verdiana "Hello Cabo Verde" (HCV).

A HCV é uma associação com sede em França e em Cabo Verde, cujo objetivo é promover o país através de todo o tipo de atividades culturais, desportivas, sociais, artísticas e turísticas. A HCV faz a listagem dos empresários e das associações e fornece informações úteis à diáspora cabo-verdiana no mundo.

Entre as muitas ações realizadas pela HCV até à data, destaca-se a parceria entre a Fundação Rudy Gobert e o município de Santa Cruz para a criação de um Centro Juvenil. A associação também organizou a visita de lendas do futebol, como Samuel Eto'o, ao país, para que pudessem ver com os seus próprios olhos as potencialidades do país.

O desporto está presente em Cabo Verde, e é isso que o Festival quer realçar
O desporto está presente em Cabo Verde, e é isso que o Festival quer realçarAFP

Promover a juventude e o desporto num país com grandes potencialidades

Quarto classificado na última edição da Taça das Nações Africanas, o futebol cabo-verdiano está numa trajetória ascendente. Menos bem sucedido, mas igualmente intrigante e promissor, é o basquetebol cabo-verdiano, que também está em ascensão. Qualificados para o Campeonato do Mundo pela primeira vez na sua história em 2023, os Tubarões Azuis têm vindo a progredir desde há vários anos, e não é por acaso. A modalidade faz parte de um movimento de base, de baixo para cima, que só pede uma coisa: organização.

Perante a ausência de uma política clara de promoção do desporto em Cabo Verde, alguns jogadores, muitas vezes voluntários, decidiram tomar a peito o assunto e começar a fazer acontecer. Foi assim que surgiu o Festival do Desporto de Cabo Verde, um evento ideal para a promoção do desporto.

E para isso, um elemento central é logicamente necessário: a juventude. Com efeito, esta primeira edição do festival foi concebida, em parte, para captar a atenção dos jovens desportistas do país. Situado ao largo da costa do Senegal, este arquipélago é uma antiga colónia portuguesa. Historicamente, Cabo Verde sempre esteve à margem dos principais atores desportivos do continente africano.

Mas agora, o fosso está a diminuir. E se a nova geração cabo-verdiana quer chegar ao poder, tem de ter os meios para o fazer. É precisamente essa a ideia subjacente a este novo festival, que visa envolver os jovens no desporto. Para isso, serão oferecidas "demonstrações, aulas de grupo e iniciação a várias modalidades, em colaboração com as federações desportivas de Cabo Verde e os municípios envolvidos".

Até agora, a inclusão de várias modalidades desportivas nos currículos escolares tem sido um desafio que tem ajudado a revelar atletas e a formar treinadores, que são os verdadeiros motores do desporto nacional. Outro facto marcante é que a diáspora tem um papel decisivo nas seleções nacionais, ajudando a manter viva a ligação umbilical com as origens. Mas há que passar à fase seguinte.

Levar o país ao próximo nível

Este festival é a oportunidade perfeita para estes jovens adotarem alguns dos valores universais do desporto, como a solidariedade, a paz, a justiça e a inclusão. Estes mesmos valores serão transmitidos pela presença de desportistas internacionais que lhes poderão ensinar a partir da sua própria experiência. A ideia é ser simultaneamente competitivo e justo. Ao mesmo tempo, o objetivo é sensibilizar os jovens para a importância do turismo na economia cabo-verdiana.

Este festival é mais uma oportunidade para reunir outros atletas cabo-verdianos de alto nível - de todas as modalidades, bem como do continente africano - e outras personalidades ligadas ao desporto, num espírito de solidariedade. O evento contará com a presença de Gelson Fernandes, Diretor Regional da Divisão das Associações Membro da FIFA para África, e de Hammadoun Sidibé, empresário francês responsável pelo torneio de streetball Quai 54, entre outros.

No plano desportivo, não se trata apenas de fazer número. Este Festival do Desporto de Cabo Verde é ambicioso, pois visa abrir as portas aos jovens desportistas. Numa região onde as oportunidades profissionais são muitas vezes escassas, o desporto é universalmente inclusivo, apesar de os vencedores serem poucos e raros. No entanto, os recrutadores, nomeadamente no domínio do futebol, estarão presentes para descobrir futuros talentos.

Em Cabo Verde, há já vários jovens jogadores que foram descobertos e que jogam em equipas e clubes. Portanto, esta é uma oportunidade para os mostrar. E, para isso, os que tiverem um bom desempenho serão naturalmente premiados com troféus nos torneios de futebol, a 1 e 2 de junho, e de basquetebol, a 25 de maio.

"O objetivo por detrás de tudo isto é a criação da futura Academia Hello Cabo Verde", diz-nos a fundadora Andreia Levy. A ideia surgiu depois de um intercâmbio com Pape Diouf.

"Ele abriu-me os olhos para o potencial do país, explicando que tínhamos infra-estruturas e terrenos em todos os bairros da cidade da Praia - algo que não existe em nenhum outro lugar de África. Disse-me muito claramente que, se fizéssemos as coisas bem, Cabo Verde poderia tornar-se um terreno fértil para o desporto. Por isso, tomei nota e fui em frente. A academia terá quatro pilares: um centro de ensino, um centro desportivo, um centro de formação e um centro de medicina desportiva. É este o projeto a longo prazo", explica.

O objetivo do evento é catalisar uma reflexão coletiva sobre o papel do desporto no desenvolvimento socioeconómico de Cabo Verde. Ao reunir as autoridades nacionais e internacionais, os profissionais do desporto, os atletas de renome e amadores, a diáspora cabo-verdiana e africana e a sociedade civil, pretende-se criar uma plataforma dinâmica que favoreça a interação e a colaboração.

Atrair eventos desportivos de renome internacional é também um dos objetivos, assim como tentar atrair o interesse de investidores para apoiar projectos.

Pablo Gallego, editor do Flashscore França
Pablo Gallego, editor do Flashscore FrançaFlashscore