Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Richarlison lutou contra a depressão após a eliminação do Brasil no Mundial

Reuters
Richarlison tem passado por altos e baixos ao serviço do Brasil
Richarlison tem passado por altos e baixos ao serviço do BrasilReuters
O brasileiro Richarlison lutou contra a depressão após a derrota do seu país com a Croácia nos quartos de final do Mundial-2022 e considerou abandonar o futebol.

Richarlison, que joga no Tottenham Hotspur, disse em setembro que iria procurar ajuda psicológica depois de ter sido fotografado a chorar no banco quando foi substituído durante a goleada do Brasil por 5-1 sobre a Bolívia numa partida de qualificação para o Mundial-2026.

O brasileiro, que já jogou 48 vezes pela seleção, tem apelado aos jogadores para que procurem ajuda para problemas de saúde mental.

"Eu tinha acabado de jogar um Mundial, estava no meu auge. Eu estava a chegar ao meu limite, sabe? Não sei, não vou falar em matar-me, mas eu estava numa depressão ali e queria desistir", disse Richarlison à ESPN Brasil.

"Até eu, que parecia ser mentalmente forte. Depois do Mundial, parecia que tudo se tinha desmoronado", reforçou.

Após as dificuldades iniciais nos Spurs, vindo do Everton, em 2022, por 58 milhões de euros, Richarlison marcou 11 golos em 26 partidas esta temporada.

"Antes de ir para o treino, queria ir para casa, queria voltar para o meu quarto, porque não sei o que estava a passar pela minha cabeça. Até fui dizer ao meu pai que ia desistir", recordou.

"É um pouco triste falar assim. Aquilo por que passei depois do Campeonato do Mundo... Chegar ao meu pai, que foi a pessoa que correu atrás do meu sonho comigo, e dizer: 'Pai, eu quero desistir', é loucura".

Na mesma entrevista, o avançado admitiu que o facto de ter feito terapia foi a melhor decisão que tomou.

"Acho que o terapeuta, querendo ou não, me salvou, salvou a minha vida. Eu só pensava porcaria... Se precisar de um psicólogo, procure um, porque é bom abrir-se assim, conversar com a pessoa", completou Richarlison.

O Everton e o Tottenham expressaram solidariedade a Richarlison após a entrevista.

"Expressamos o nosso mais forte apoio ao nosso antigo avançado Richarlison e reforçamos a sua importante mensagem sobre a necessidade de cuidar da sua saúde mental e procurar ajuda", publicou o clube de Merseyside no X.

Na mesma rede social, o Tottenham também reagiu: "Estamos sempre a apoiar-te, Richy".