Roger Schmidt: ‘’Começámos muito bem a época, mas ainda não conseguimos nada’’
Três dias depois de ter goleado na Amoreira (5-1, na 12.ª jornada da Liga), o Benfica volta a visitar o Estoril, mas desta vez na quarta eliminatória da Taça de Portugal (quarta-feira, 20:45 horas). Reconhecendo a justiça da vitória de domingo, Roger Schimdt frisou que esta partida vai ser distinta.
‘’Vai ser um jogo completamente diferente. Só as duas equipas são as mesmas, de resto não vai ter nada a ver com o último, porque é uma competição diferente. Existe agora o conhecimento prévio de cada um, podemos usar o jogo de domingo para preparar este, mas isso acaba por ser igual para os dois. Temos de estar novamente preparados, o Estoril tem uma boa equipa, teve boas oportunidades no último jogo, mas merecemos ganhar e amanhã (quarta-feira) vamos ter de mostrar o mesmo foco e concentração’’, explicou.
Diante do Estoril, o Benfica vai também ter mais um teste à invencibilidade em jogos oficiais. Desde o início da temporada, as águias fizeram 23 partidas, em que venceram 19 e empataram outras quatro.
‘’Ainda estamos no início da época. Reconheço que começámos muito bem, mas ainda não conseguimos nada. Estamos preocupados em crescer, continuar humildes e estar sempre prontos para o próximo jogo. Se continuarmos assim vai ser uma boa época, mas agora, neste momento, ainda não conquistámos nada É assim que penso. Fico satisfeito por os adeptos estarem contentes, são a nossa principal motivação, que eles fiquem orgulhosos, gostem do nosso futebol e que percebam que damos tudo pelo Benfica’’, atirou, falando também da atmosfera que se vive no balneário: ‘’Acho que é muito importante estar feliz, não só no futebol mas na vida. Os jogadores estão a investir muito na equipa e quando vences jogos, é mais fácil ficar feliz, o futebol é simples’’.
‘’Portugal vai fazer um bom Mundial, mas sem o Rafa’’
O desafio com o Estoril vai ser o penúltimo antes da pausa para o Mundial-2022. Um momento que começa a pesar na cabeça dos jogadores que entram na expectativa de receber a convocatória para o Catar. Questionado sobre a forma como está a lidar com isso, Roger Schimdt foi lacónico.
‘’Para todos os jogadores é especial jogar na seleção, sobretudo quando estamos a falar de um Campeonato do Mundo. Todos eles querem lá estar, mas faz parte do futebol. É a mesma coisa no clube, em que só podemos usar 11 jogadores e muitos deles acabam por não ser utilizados nessa situação. Têm de aprender a lidar com isso. Quem vai ao Mundial vai estar feliz e dar o melhor, os que ficarem cá, vamos lidar com isso. É esperar por ver o que acontece esta semana, mas a minha sensação é que os jogadores são realistas’’, atirou.
Um dos jogadores que não vai participar no Mundial-2022 será Rafa Silva. O avançado renunciou à Seleção Nacional, mas o bom momento de forma parece ter reaberto a discussão. Ainda assim, Roger Schmidt pareceu convicto de que o jogador de 29 anos não vai voltar atrás.
‘’Acho que a situação é bem clara. O Rafa é um jogador experiente, foi uma decisão ponderada, quer focar-se no Benfica. Eu respeito a decisão dele, está num momento de topo, o que levou toda a gente a discutir a decisão dele, mas creio que é definitiva. Portugal é uma grande equipa e acho que vai jogar bem e fazer um bom Mundial, mas sem Rafa’’, frisou.
Elogios ao Club Brugge e a Samuel Soares
A Liga dos Campeões foi outro dos tópicos abordados por Roger Schmidt. O Benfica vai defrontar o Club Brugge nos oitavos de final e o treinador alemão deixou um alerta.
‘’Estamos contente por estar na Liga do Campeões e por jogar a segunda mão em casa. Vamos aproveitar isso. Agora, todas as equipas nesta fase são muito boas e merecem estar aqui. É um desafio que ainda está muito longe, e neste momento estamos concentrados agora na Taça de Portugal, depois na Liga, depois na Taça da Liga, depois novamente na Liga e só após isso na Liga dos Campeões’’, disse.
Quem também recebeu elogios foi Samuel Soares, guarda-redes da equipa B que diante do Trofense provocou um autogolo com um pontapé a 70 metros da baliza adversária.
‘’Sabemos que ele pode fazer aquilo, já tínhamos visto boas assistências, mas desta vez fez ele próprio. É um bom guarda-redes, um grande talento. O André Gomes e o Leo Kokubo também são bons guardiões, temos bons talentos e espero que possam jogar na primeira equipa. Temos guarda-redes muito bons no plantel principal, como o Odysseas Vlachodimos e o Helton Leite, por isso para os miúdos disputarem jogos aqui sempre depender de muitos factores, mas acho que eles estão praticamente preparados’’, concluiu.