Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

França reforça segurança para garantir um Campeonato do Mundo de râguebi sem problemas

Os organizadores do Campeonato do Mundo participam na conferência de imprensa
Os organizadores do Campeonato do Mundo participam na conferência de imprensaReuters
A França vai destacar 7.000 agentes de segurança em todo o país como parte das medidas para garantir a segurança durante o Campeonato do Mundo de râguebi, disse esta segunda-feira a ministra do Desporto, Amelie Oudea Castera.

O Campeonato do Mundo de râguebi arranca na sexta-feira com o aguardado confronto entre a França e a Nova Zelândia no Stade de France, mas a situação em torno do local será acompanhada de perto muito antes do pontapé de saída.

"Vai ser um momento desportivo excecional. Este Campeonato do Mundo de râguebi vai ser excecional porque França o acolhe sozinha pela primeira vez", disse Oudea Castera em conferência de imprensa.

Serão mobilizados entre 5.500 e 7.000 agentes de segurança, acrescentou Oudea Castera, que também prometeu condições de viagem tranquilas para os adeptos visitantes nos aeroportos e estações de comboio.

"Recrutámos 600 agentes nos aeroportos para facilitar o desalfandegamento e também reforçámos o pessoal nas estações de comboio", acrescentou.

França, que vai acolher os Jogos Olímpicos em Paris no próximo ano, foi alvo de fortes críticas devido ao caos na final da Liga dos Campeões do ano passado, que sofreu um atraso de 36 minutos depois de milhares de adeptos do Liverpool terem sido impedidos de entrar no Stade de France para assistir ao jogo contra o Real Madrid.

A polícia francesa foi filmada a utilizar gás lacrimogéneo contra os adeptos, que se queixaram de tratamento degradante quando foram amontoados em recintos fechados no exterior do estádio.