Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mundial de Râguebi: África do Sul vence Tonga por 49-18 e aproxima-se dos quartos de final

África do Sul vence Tonga por 49-18 e aproxima-se dos quartos de final do Campeonato do Mundo
África do Sul vence Tonga por 49-18 e aproxima-se dos quartos de final do Campeonato do MundoAFP
A África do Sul, campeã em título, derrotou Tonga por 49-18, em Marselha, no domingo, conseguindo uma vitória crucial com um ponto de bónus que a deixa no topo do Grupo B e com um pé nos quartos de final do Campeonato do Mundo.

Depois da derrota para os irlandeses, os Springboks sabiam que tinham de ganhar a Tonga, com um ponto de bónus, e de preferência por uma grande diferença de pontos para melhorar o seu diferencial de pontos.

Os Boks marcaram sete ensaios, mas a equipa de Tonga manteve-se competitiva durante todo o jogo e marcou três ensaios.

Handre Pollard estava de volta ao comando dos Springboks pela primeira vez em 13 meses, o médio que marcou 22 pontos na vitória final do Mundial de 2019 sobre a Inglaterra, fez quatro conversões em quatro tentativas antes de sair aos 50 minutos com o jogo já ganho.

O homólogo de Tonga, William Havili, abriu o marcador com uma grande penalidade por fora de jogo aos três minutos, mas Pollard desperdiçou um remate quando os Boks foram em busca de tentativas.

O golo foi marcado por Cobus Reinach, que bateu e entrou, com o scrum-half mergulhando no canto.

Os Boks foram então colocados sob um período de 10 minutos de pressão real dos habitantes das Ilhas do Pacífico, com gritos de "Tonga! Tonga!", gritavam os torcedores do Stade Velodrome, que estava lotado.

Willie Le Roux teve sorte quando um remate cruzado de Havili que ele espalmou escapou das garras de Fine Inisi, que se recuperou com um tap tackle no ala que provavelmente salvou um ensaio quando os tonganeses atacaram novamente pelo flanco direito.

Depois de resistir ao bombardeio, a máquina verde e dourada voltou a avançar com confiança e, uma vez em território tonganês, Canan Moodie agarrou uma bola solta que ricocheteou na cabeça de Vincent Koch e entrou debaixo das traves.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore

A onda mexicana foi interrompida por aplausos quando Tonga repeliu um maul rolante perto da linha de fundo, mas uma sucessão de infrações impediu que os tonganeses se soltassem e o hooker Deon Fourie acabou sendo derrubado, em uma demonstração perfeita de finalização clínica com domínio territorial limitado.

No entanto, Tonga recebeu a sua justa sobremesa quando o capitão Ben Tameifuna bateu por cima, usando cada grama dos seus 150 kg para marcar. Havili errou os extras, deixando o placar em 21- 8 no intervalo.

Reveja aqui as principais inicidências da partida

Depois de uma atuação defensiva tão forte e de jogar tudo no ataque, a questão era se Tonga, que perdeu por 16-59 para a Irlanda e por 17-45 para a Escócia nos dois primeiros jogos, poderia ficar sem gás no segundo período.

Jesse Kriel, que entrou no lugar de Makazole Mapimpi, que foi expulso após um choque de cabeça com Augustine Pulu, garantiu o ponto de bónus aos 50 minutos, passando por cima de uma série de ataques. Pollard converteu para um registo de remate imaculado, sendo imediatamente substituído por Manie Libbok.

Mas Tonga ainda não tinha terminado, Inisi cruzou para o segundo tento da sua equipa depois de um grande passe errado de Havili. O ex-Wallaby Adam Coleman causou uma impressão imediata quando entrou em campo, interrompendo um ataque dos Boks.

Mas quando Pita Akhi perdeu a bola em uma batida no meio-campo do scrum resultante, a bola foi movida rapidamente para a ala esquerda, onde Le Roux estava à disposição para bater no canto.

Libbok acabou com as dúvidas sobre o seu remate à baliza ao fazer a conversão complicada e depois adicionar extras a um ensaio de Marco van Staden.

O substituto de Tonga, Patrick Pellegrini, aproveitou a sorte da bola quicar e cruzou para o merecido terceiro tento, enquanto Kwagga Smith teve a última palavra, marcando o sétimo tento dos Boks.