Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mundial de Râguebi: Courtney Lawes vai retirar-se da seleção de Inglaterra

Lawes acena para o público após a derrota da Inglaterra para a África do Sul
Lawes acena para o público após a derrota da Inglaterra para a África do SulAFP
O vice-capitão da seleção inglesa, Courtney Lawes (34 anos), anunciou que se vai retirar das suas funções internacionais no final do Campeonato do Mundo de Râguebi.

O flanqueador fez parte da equipa inglesa que excedeu as expectativas, ao liderar a África do Sul até aos últimos minutos da meia-final de sábado, antes de perder por 16-15.

A Inglaterra tem a pequena consolação de disputar o terceiro lugar contra a Argentina, na sexta-feira, naquela que será a última vez que Lawes vestirá a camisola da Inglaterra, se for selecionado.

"Já disse aos rapazes, a todos os que me perguntaram. Acho que está na hora. Já participei em quatro Campeonatos do Mundo, por isso estou bastante satisfeito. É um pouco o fim de uma era, mas foi uma verdadeira honra para mim representar a Inglaterra por tanto tempo. Passa a voar. Estou orgulhoso do caminho que percorri. Nem sempre foram os altos e baixos. Houve muitos momentos baixos, mas consegui ultrapassar. Não sou uma pessoa muito emotiva, mas foi uma grande honra para mim. Ser capaz de terminar com este grupo é algo que vou guardar para sempre", afirmou Lawes, que fez 105 partidas, 12 delas como capitão, em 15 anos de carreira na Inglaterra.

Lawes fez a sua estreia na Inglaterra contra a Austrália, em 2009, quando o atual treinador Steve Borthwick era o capitão da equipa.

Fez parte da equipa inglesa derrotada na final do Campeonato do Mundo de 2019, pela África do Sul, e também jogou nos torneios de 2011 e 2015. Também representou os Leões britânicos e irlandeses em 2017 e 2021.

Lawes disse que continuaria a jogar pelo seu clube, o Northampton, mas estava ansioso por passar mais tempo com os seus quatro filhos.

"Os miúdos estão naquela idade em que precisam do pai por perto", disse.

"Vai ser bom estar mais tempo com eles, para dar alguma estrutura necessária", acrescentou.

Lawes deve ser seguido na aposentadoria internacional por Manu Tuilagi, de 32 anos, e Dan Cole, de 36 anos, mas a estreita derrota nas meias-finais sugeriu um futuro brilhante para a Inglaterra, que tinha o maior número de jogadores com 25 anos ou menos entre os quatro semifinalistas.