Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mundial de Râguebi: Inglaterra acaba com o sonho das Fiji (30-24) e chega às meias-finais

Tuilagi e os ingleses podem festejar
Tuilagi e os ingleses podem festejarAFP
A Inglaterra teve o jogo nas suas mãos, mas viu-se confrontada com último esforço das Fiji antes de o pé de Owen Farrell ter decidido o embate. Foi uma derrota cruel para os insulares do Pacífico Sul, que tiveram de se contentar com um lugar nos quartos de final.
O resultado da partida
O resultado da partidaFlashscore

A Inglaterra tinha acertado no jackpot desde o início do Campeonato do Mundo. Depois de ter dominado o grupo mais acessível teve, como recompensa, o adversário de menor prestígio nos quartos de final. As Fiji podem ter eliminado a Austrália, mas terminaram a fase de grupos em baixa, com uma derrota histórica para Portugal, e claramente não eram favoritas.

No entanto, os insulares estavam longe de ser uns meros espectadores e, desde o início, agarraram a seleção inglesa pelo pescoço. Apesar disso, o início da partida foi marcado por trapalhadas e faltas evitáveis. Os ingleses foram pragmáticos e conquistaram três pontos na primeira incursão ao campo do adversário (11 minutos). Na segunda, os ingleses deram um golpe de misericórdia nos fijianos com uma inversão de lado curto em que Manu Tuilagi mostrou a sua força e deu um golpe nos adversários (8-0, 15 minutos).

Tuilagi deu tudo de si para abrir o placar.
Tuilagi deu tudo de si para abrir o placar.AFP

Os fijianos reagiram através do pé de Lomani, mas foram dominados no jogo corrido. Isso ficou claro aos 23 minutos. Não só Joe Marchant dobrou a vantagem abrindo caminho através da defesa para finalizar uma ambiciosa jogada inglesa, como Habosi, que antes tinha colidido de cabeça com Marcus Smith , foi projetado para o bunker, felizmente sem consequências mais graves.

Mas uma coisa era certa: os fijianos não desistiam. Apesar das trapalhadas do seu avançado, lançaram uma ação de grande envergadura, colocando os ingleses à prova e Mata conseguiu finalmente ultrapassar a defesa (28 minutos). Mas foi a indisciplina a estrela do primeiro tempo, com os insulares a cometeram uma série de faltas, permitindo que Owen Farrell aumentasse o marcador e a Inglaterra fosse para o intervalo com uma pequena vantagem (21-10).

Reveja aqui as principais incidências da partida

Como isso não era suficiente, os ingleses voltaram a atacar com todas as armas, chegando perto de derrubar os fijianos com um grupo penetrante. Apesar de tudo, os insulares não estavam mortos e continuaram atacando, mas eram muito fracos. O pragmatismo da Inglaterra ressurgiu, e Farrell aproveitou uma incursão para somar mais três pontos (53 minutos). Com dois tentos convertidos atrás, a situação estava a tornar-se grave para as Fiji.

Owen Farrell, ainda um formidável marcador de golos.
Owen Farrell, ainda um formidável marcador de golos.AFP

E desesperada, pois continuavam cometendo erros e falhas inaceitáveis neste nível. Os ingleses não eram soberanos, mas muito mais realistas. Fizeram todos os esforços na defesa e repeliram os ataques do adversário. Até aos 64 minutos, quando os avançados das Fiji fizeram finalmente as escolhas certas e chegaram ao golo por intermédio de Ravai, que tinha acabado de sair do banco. Foi o suficiente para dar início a um último quarto de hora alucinante.

A partida recomeçou com Lomani bater uma penalidade na trave, mas os fijianos recuperaram a bola. A defesa inglesa recuou, mas Semi Radradra abriu a porta para Nasilasila, que fez o passe perfeito para o tento de Botitu (69 minutos). A partida estava oficialmente empatada. Os ingleses entraram em ação, empurrando os rivais para a linha de fundo, e Owen Farrell, numa poltrona, voltou a colocar a sua equipa na frente com um drop-kick (72 minutos).

Os fijianos estavam devastados, porém, e desperdiçaram um bom toque dentro dos 22 do adversário. Uma bola perdida, um avanço de Ben Earl e mais uma falta valeram aos ingleses mais três pontos - três pontos a mais. No final, a Inglaterra venceu por 30-24 e está apurada para as meias-finais. Foi uma desilusão para as Fiji, que se tinham destacado na competição, mas que ficaram pelos quartos de final. Os ingleses, por sua vez, esperam o vencedor de França - África do Sul.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore