Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mundial de Râguebi: Lucu no lugar de Dupont para o duelo com Itália

Fabien Galthie, treinador da França, com Maxime Lucu durante o treino
Fabien Galthie, treinador da França, com Maxime Lucu durante o treinoReuters
Maxime Lucu será titular no scrumhalf para substituir Antoine Dupont, uma vez que o treinador Fabien Galthie manteve a sua equipa de topo para o último jogo do grupo A do Campeonato do Mundo de Râguebi de França contra a Itália, na sexta-feira.

Lucu fará dupla com o companheiro de clube do Bordeaux-Begles, Matthieu Jalibert, enquanto os Bleus tentam conquistar o primeiro lugar do grupo e preparar um possível confronto nos quartos de final com a atual campeã África do Sul, que deve ficar em segundo lugar no Grupo B, atrás da Irlanda.

Os Bleus sabem bem que a Itália não será nada parecida com a equipa que foi destruída pela Nova Zelândia por 96-17 na semana passada.

"É uma equipa latina e está ferida. É aí que as coisas ficam perigosas. Temos de ter muito cuidado porque eles não têm nada a perder", disse Galthie numa conferência de imprensa na quarta-feira, afirmando que a França estava agora na "fase a eliminar" do torneio. "Jogámos contra eles em Roma no ano passado, nas Seis Nações, e foi um teste muito difícil", acrescentou, referindo-se à vitória da França por 29-24.

"Esperamos que a Itália seja completamente diferente da Nova Zelândia", disse o flanqueador Charles Ollivon: "Fizemos um balanço do jogo contra eles no 6 Nações e não analisamos muito o que eles fizeram contra a Nova Zelândia. Vai ser muito físico nos primeiros 20 minutos e eles não vão perder tantos tackles como contra os All Blacks."

Dupont foi excluído do jogo depois de fraturar o osso da face em um confronto direto durante a vitória da França por 96-0 contra a Namíbia e só voltou à equipa no fim de semana, retomando os treinos leves enquanto aguarda a luz verde do cirurgião para voltar a jogar râguebi.

A única outra mudança em relação à equipa que começou a partida contra a Namíbia é o retorno de Gregory Alldritt para assumir a camisola número oito depois de sofrer uma pequena lesão no joelho, formando a terceira linha com o capitão Charles Ollivon e Anthony Jelonch, que foi novamente preferido a François Cros.

Como esperado, Lucu será titular, enquanto Bapstite Couilloud foi nomeado também

"Max e Matthieu complementam-se. Tecnicamente, Max é muito bom, nunca desiludiu e o seu jogo de remate é excelente", disse Galthie.