Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Francês Sébastien Bertrank deixa cargo de selecionador de râguebi de Portugal

Atualizado
Francês Sébastien Bertrank deixa cargo de selecionador de râguebi de Portugal
Francês Sébastien Bertrank deixa cargo de selecionador de râguebi de PortugalFP Rugby
A Federação Portuguesa de Râguebi (FPR) anunciou esta segunda-feira que Sébastien Bertrank deixou de ser selecionador de Portugal por solicitação do próprio treinador francês e com efeitos imediatos.

Oficializado há cerca de um mês, em 12 de outubro, Bertrank não chegou a orientar a seleção portuguesa em qualquer encontro, apesar de ter sido o técnico responsável pelos Lusitanos XV nos primeiros dois jogos da Super Cup europeia deste ano.

Em comunicado, a FPR explica que “o aumento significativo do volume de trabalho” decorrente das “muitas solicitações” que os lobos têm tido após a participação no Mundial implicariam que Bertrank se deslocasse com maior regularidade a Portugal.

Isso motivaria a cessação do seu vínculo profissional ao Ministério dos Desportos de França, situação que pretende evitar”, explica o organismo.

À agência Lusa, o presidente da FPR disse que “a avaliação que Bertrank tinha do râguebi nacional foi feita antes do Mundial” de França-2023 e reconheceu que “as coisas mudaram muito, entretanto”.

Com a evolução que Portugal teve, não será a mesma coisa e ele não tinha disponibilidade para estar a tempo inteiro. Foi uma consciência dele, que entendeu assim”, confirmou Amado da Silva.

Questionado sobre o futuro do comando técnico da seleção portuguesa, o líder da FPR garantiu que não está “nada preocupado” e lembrou que sempre defendeu “que fosse um treinador francês”, mas não fechou as portas a uma solução diferente.

Antes de oficializarmos Sébastien Bertrank tínhamos uma lista de treinadores em vista, mas também temos pessoas competentes, com experiência e capacidades em Portugal”, comentou.

Para já, o comando técnico das equipas seniores de râguebi da FPR fica nas mãos do até agora treinador adjunto João Mirra, que contará com “maior empenho e ajuda do Diretor Técnico Nacional”, Frederico Sousa.

Sébastian Bertrank foi oficializado como selecionador poucos dias após Portugal conquistar a primeira vitória de sempre num Campeonato do Mundo, 24-23 com as Fiji, ainda sob o comando de Patrice Lagisquet.

O francês ainda orientou os dois primeiros jogos dos Lusitanos XV na Super Cup europeia de râguebi, que a equipa de franquia da responsabilidade da FPR perdeu, frente aos Tel-aviv Heat (31-23) e os Black Lion (22-0).

Em comunicado, a FPR lamentou “não poder continuar a contar” com Bertank, a quem desejou “os maiores êxitos pessoas e profissionais”.

Bertrank tinha sucedido a Patrice Lagisquet, que ocupou o cargo de selecionador de Portugal entre 2019 e 2023.

Sob o comando de Lagisquet, os lobos conseguiram apurar-se pela segunda vez na história para um Campeonato do Mundo e alcançaram no França2023 o seu primeiro empate, 18-18 com a Geóriga, e a sua primeira vitória, 24-23 contra as Fiji.