Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Paris-2024: A história do Râguebi de 7 nos Jogos Olímpicos

A estrela francesa Antoine Dupont luta com Mathew Gonzalez
A estrela francesa Antoine Dupont luta com Mathew GonzalezAFP
A inclusão do Râguebi nos Jogos Olímpicos tem sido um tema interessante ao longo dos anos.

O desporto esteve presente nas primeiras edições dos Jogos modernos, mas foi excluído depois de 1924.

O râguebi, sob qualquer forma, não tinha sido incluído desde então - mas, em 2016, no meio de um interesse crescente, o Comité Olímpico Internacional (COI) votou a favor da sua inclusão nos Jogos de 2016 no Rio de Janeiro.

Foi a versão de 7 do desporto que escolheram incluir, com as Fiji (equipa masculina) e a Austrália (equipa feminina) a levarem para casa as medalhas de ouro.

O râguebi de 7 foi novamente incluído nos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio, onde as Fiji (equipa masculina) conquistaram mais uma vez o ouro e a Nova Zelândia (equipa feminina) também conquistou a honra máxima.

Para se consolidar como desporto olímpico, o râguebi de 7 será novamente disputado nos Jogos de Paris, este verão. A equipa masculina das Ilhas Fiji merece ser observada com atenção, sendo que procura a terceira medalha consecutiva.

Fiji 7s em ação contra a França
Fiji 7s em ação contra a FrançaProfimedia

O que é o Râguebi de 7?

Muito simplesmente - e como o nome sugere - é uma versão modificada do Râguebi normal, mas com sete jogadores em cada equipa em vez de 15. Continua a ser disputado num campo de râguebi regulamentar, que tem normalmente cerca de 120 metros por 70.

Se isso parece cansativo, não se preocupe, pois os jogos são disputados em duas metades de apenas sete minutos.

Vamos enumerar mais algumas regras: os jogos empatados vão para o prolongamento com um ponto de ouro; todas os ensaios  têm de ser marcadas; os scrums são constituídos por três jogadores; a equipa que marca o golo reinicia o jogo; os cartões amarelos significam dois minutos de exclusão.

Como resultado de todas estas estipulações, o Râguebi de 7 é jogado a um ritmo significativamente mais rápido do que o seu homólogo de 15.

Jogos Olímpicos de 1924

O Râguebi foi excluído dos Jogos Olímpicos em 1924, depois de os Estados Unidos da América terem derrotado a França, favorita da casa, na final.

Nesse ano, participaram apenas três equipas: França, EUA e Roménia. O torneio foi repleto de controvérsias, agravadas pela imprensa francesa, uma vez que os partidários na multidão eram vocalmente anti-americanos.

Estádio Olímpico de Colombes, 1924
Estádio Olímpico de Colombes, 1924AFP

No primeiro jogo de Paris-1924, a França defrontou a Roménia e venceu-a com facilidade, embora tenha havido alguns problemas fora do campo.

Os direitos de transmissão tinham sido atribuídos a uma empresa francesa, mas a mesma oportunidade foi recusada a uma empresa americana interessada.

Esta questão arrastou-se durante algum tempo e foi forçada uma reunião para tentar resolver o diferendo, mas isso não ajudou. Além disso, a equipa americana terá sido maltratada nas ruas de Paris, tendo sido várias vezes insultada e cuspida.

Após duas pesadas derrotas da Roménia, a final foi disputada entre a França e os EUA.

A tensão que se fazia sentir desde o início da competição foi sem dúvida um fator de tensão no estádio.

Dois franceses não puderam terminar o jogo devido a lesões, enquanto os adeptos atiravam projécteis contra os jogadores e os árbitros. Com os EUA a vencerem por 17-3, os adeptos franceses invadiram o campo no final do jogo, deixando a polícia a defender a equipa americana, que acabou por ser fechada no seu balneário para proteção.

Pode pensar-se que as consequências dos Jogos de 1924 contribuíram para a decisão de não se voltar a jogar râguebi durante quase 100 anos.

Acompanhe tudo sobre os Jogos Olímpicos no Flashscore