Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Paris-2024: Dupont lidera luta francesa pelo "Santo Graal" do ouro no râguebi de sete

Dupont fez uma transição perfeita para o râguebi de sete
Dupont fez uma transição perfeita para o râguebi de seteAFP
O capitão da seleção francesa de râguebi, Antoine Dupont (27 anos), desafiou os críticos para falhar o torneio das Seis Nações e concentrar-se em fazer parte da equipa olímpica de râguebi de sete.

A presença do mini-homem da montanha foi uma deliciosa surpresa para uns Jogos Olímpicos que Dupont comparou ao Santo Graal do desporto.

Dupont estabeleceu-se como um dos melhores jogadores que o rugby union já viu e a sua presença nos Jogos Olímpicos em casa é um grande golpe, não só para a seleção francesa, mas também para os organizadores.

A aposta que fez ao falhar as Seis Nações ajudou a França a conquistar duas vitórias no circuito HSBC SVNS, incluindo a vitória na final de Madrid - a primeira em 19 anos.

Pelo meio, conduziu o seu clube, o Toulouse, à conquista do Top 14 e da Taça dos Campeões, na modalidade de 15 jogadores.

"Para qualquer adepto do desporto, os Jogos Olímpicos continuam a ser míticos, o Santo Graal do desporto.  Receber este evento em França será uma celebração incrível e ter a possibilidade de ganhar uma medalha olímpica é um desafio altamente motivador", afirmou Dupont.

A sua ausência no Torneio das Seis Nações da época passada não agradou a muitos adeptos franceses, ainda em choque com a eliminação da equipa nos quartos de final do Campeonato do Mundo de Râguebi em solo francês. Mas, apesar de todas as críticas, a sua ausência e a sua presença nos Jogos Olímpicos já se faziam sentir há muito tempo.

"A ideia de Antoine de disputar os Jogos Olímpicos vem sendo pensada há dois anos", disse o técnico da França, Fabien Galthie, em defesa do Jogador do Ano de 2021.

O râguebi de sete é muitas vezes visto como o parente pobre do râguebi de 15, mas Dupont nega que seja esse o caso.

"É igualmente agradável e quando se vê como é difícil jogar estes jogos, estes torneios com o desgaste físico do terceiro dia, as emoções também aumentam", afirmou.

"Partilhar isso com um grupo mais pequeno também é agradável. Não há cliques, todos partilham as emoções juntos e são momentos muito fortes", acrescentou.

Dupont admitiu que o seu envolvimento na equipa de sevens "deu confiança a todos".

Melhor jogador do mundo

O capitão da França Sevens, Paulin Riva, admitiu que Dupont deu uma dimensão extra à equipa, depois da vitória na final do campeonato sobre a Argentina, em Madrid.

"Antoine é o melhor jogador do mundo, pensamos nós! Quando ele está em campo, temos muita confiança", disse Riva.

Dupont, que mede 1,74 metros de altura e pesa 85 kg, foi coroado o Estreante do Ano no futebol masculino após a final.

"Já tínhamos o objetivo de ganhar, mas fazê-lo e mostrar que somos capazes de o fazer duas vezes, derrotando as melhores equipas do circuito, mostra que somos capazes de vencer", disse Dupont.

Os Jogos Olímpicos, em casa, no Stade de France, acrescentou Dupont, "serão um grande torneio, mas vamos tentar conquistar o troféu em julho".

O selecionador francês, Jerome Daret, disse que não tinha dúvidas quanto ao sucesso de Dupont.

"Quando se vêem as estatísticas de Antoine Dupont no Campeonato do Mundo do ano passado, ele é o jogador que fez mais offloads, com um total de 10", disse Daret.

"Ele também tem a capacidade de mudar de ritmo e de quebrar que estamos à procura. Tem uma grande defesa e consegue apanhar jogadores a 50 centímetros da linha, algo que esperamos muito no râguebi de sete", explicou.

O próprio Dupont disse que a sua transição era apenas uma questão de experiência.

"Mesmo que tenha pouca experiência no râguebi de sete, já vivi jogos complicados de râguebi de 15, finais de jogos muito renhidos em que tivemos mesmo de voltar para marcar ou segurar o resultado.  Estes momentos são muito úteis para não entrar em pânico, respeitando os nossos princípios, o nosso grupo e os padrões de jogo individuais", afirmou.

O chefe da World Rugby, Alan Gilpin, disse que a inclusão de Dupont nos Jogos Olímpicos foi essencial para o crescimento do desporto.

"O impacto de Dupont é incrível", disse Gilpin.

"Ele forneceu um perfil que precisamos de continuar a construir", acrescentou.

Dupont fará sa sua estreia olímpica na ação do Grupo C contra os Estados Unidos, Uruguai em 24 de julho. O terceiro e último jogo do Grupo C será contra Fiji e os quartos de final serão disputadas um dia depois. As meias-finais e a final estão agendadas para 27 de julho.

Acompanhe os sevens masculinos nos Jogos Olímpicos no Flashscore