Râguebi: Borthwick revela novos contratos melhorados para os principais jogadores ingleses
Entre os 17 jogadores a quem foram adjudicados os novos contratos EPS contam-se o capitão da seleção inglesa, Jamie George, e jogadores seniores como George Ford e Maro Itoje, bem como o jogador Marcus Smith.
A introdução dos contratos, que fazem parte da recém-criada Parceria para o Jogo Profissional (PGP), revelada em setembro, significa que Borthwick terá a palavra final sobre todas as questões médicas e de ciência desportiva relacionadas com os jogadores, incluindo quando são submetidos a cirurgia, numa tentativa de proporcionar a melhor preparação possível para a equipa masculina de Inglaterra.
Esta situação poderá afetar a disponibilidade dos jogadores para os jogos dos clubes, o que poderá originar possíveis conflitos com os diretores de râguebi das equipas da Premiership.
"Estou confiante de que estes contratos, e a nossa forte relação com os clubes da Premiership, desempenharão um papel significativo no desenvolvimento contínuo do England Rugby", afirmou Borthwick esta sexta-feira.
Conor O'Shea, diretor da RFU para o râguebi de rendimento, acrescentou: "Os contratos EPS melhorados permitirão a Steve e à sua equipa técnica trabalhar em parceria com os jogadores e os seus clubes, nos seus planos de desenvolvimento individual, nos seus programas médicos e de força e condicionamento, para garantir uma preparação ótima para os jogos dos homens de Inglaterra".
O acordo tem efeito imediato e estende-se até 2028.
Como parte do PGP, a RFU pagará aos 10 clubes da Premiership 33 milhões de libras por temporada, para o primeiro ciclo de quatro anos, com uma participação nos lucros ditando o financiamento para o segundo ciclo de quatro anos.
O acordo inclui novas condições financeiras para os jogadores e um processo de isenção para gerir a carga de trabalho dos jogadores, quando um indivíduo se aproxima do limite de 30 jogos acordado em setembro, como parte do PGP.
"Embora tenhamos reservas quanto a alguns aspetos dos protocolos atuais, estamos animados com os progressos realizados", disse George.
"Reduzir os jogos de 35 para 30 demonstra um compromisso com o bem-estar dos jogadores que acreditamos ser crucial para o sucesso do râguebi inglês", explicou.
A Inglaterra inicia o seu programa internacional de novembro contra a Nova Zelândia em Twickenham, uma semana depois, no sábado.
Contratos EPS reforçados da equipa masculina de Inglaterra:
Ollie Chessum (Leicester), Tom Curry (Sale), Theo Dan (Saracens), Ben Earl (Saracens), Immanuel Feyi-Waboso (Exeter), George Ford (Sale), Tommy Freeman (Northampton), George Furbank (Northampton), Ellis Genge (Bristol, Jamie George (Saracens), Maro Itoje (Saracens), Ollie Lawrence (Bath), George Martin (Leicester), Alex Mitchell (Northampton), Henry Slade (Exeter), Fin Smith (Northampton), Marcus Smith (Harlequins).