Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Râguebi: Argentina surpreende na visita à Nova Zelândia ao vencer por 30-38

Mateo Carreras, à esquerda, e Tomas Lavanini esmagam um companheiro de equipa durante a celebração da vitória
Mateo Carreras, à esquerda, e Tomas Lavanini esmagam um companheiro de equipa durante a celebração da vitóriaAFP
Um ensaio decisivo de Agustin Creevy deu aos Pumas argentinos uma vitória surpreendente por 30-38 sobre os All Blacks no Rugby Championship em Wellington, este sábado.

Os Pumas marcaram quatro ensaios para firmar a terceira vitória na história dos duelos contra a Nova Zelândia, que sofreu a sua primeira derrota sob o comando de Scott Robertson como treinador.

No banco da Argentina aconteceu a estreia triunfal do técnico Felipe Contepomi, substituto do australiano Michael Cheika, que levou os Pumas ao quarto lugar no Campeonato do Mundo de 2023, na França.

Nos adversários, Robertson estreou-se com duas vitórias tensas sobre a Inglaterra em casa. No entanto, este sábado, os seus comandados não conseguiram conter o ímpeto de uma equipa dos Pumas que perdia por 15-20 ao intervalo, mas que saiu vencedora com muita garra nas trocas físicas da segunda parte.

Frases arrepiantes

Pablo Matera liderou com mestria uma seleção argentina que teve Santiago Carreras a manter o ritmo do marcador, com 18 pontos em sete de oito remates, incluindo uma penalidade no final para selar a vitória.

Damian McKenzie, com dois ensaios e 15 pontos, foi o melhor marcador de uma seleção neozelandesa que cometeu muitos erros contra um adversário implacável.

A derrota para os Pumas amplia a série de pesadelos dos All Blacks no Estádio Sky, em Wellington, onde perderam as últimas cinco partidas.

O início da partida foi promissor para os anfitriões, com McKenzie a marcar uma penalidade logo no início. Mas Lucio Cinti respondeu com um ensaio para os Pumas, graças a uma jogada ousada de Santiago Chocobares, em que rompeu a linha de defesa média, não deixando espaço para o adversário responder.

McKenzie e Carreras trocaram penalidades antes do passe preciso do All Black ter deixado o companheiro de equipa nos Waikato Chiefs, Anton Lienert-Brown, em ótima posição para marcar.

O extremo Mateo Carreras fez com que os Pumas ficassem a cinco pontos de distância no final da primeira parte, e a Argentina assumiu a liderança dois minutos depois. Mas os All Blacks assumiram o controlo novamente, com o ensaio do extremo Mark Telea a colocar os anfitriões na frente por 30-25 perto do fim.

A Argentina não desistiu e terminou mais forte, com Creevy a conquistar uma das maiores vitórias nos 18 anos de carreira com os Pumas.

A Nova Zelândia terá a sua vingança no sábado, quando se defrontarem novamente em Auckland, no segundo dia deste torneio em que competem as quatro grandes potências do râguebi do sul.