Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Râguebi: Etzebeth olha para o futuro depois de atingir marco histórico pelos Springboks

O trinco sul-africano Eben Etzebeth observa durante o jogo de teste do Campeonato de Rugby entre a África do Sul e a Argentina
O trinco sul-africano Eben Etzebeth observa durante o jogo de teste do Campeonato de Rugby entre a África do Sul e a ArgentinaPhill Magakoe / AFP
Eben Etzebeth marcou a vitória da África do Sul no Campeonato Sul-Africano de Rugby com a 128.ª partida pela seleção do Springbok, ajudando os sul-africanos a vencerem a Argentina por 48-7 no sábado.

O bicampeão mundial ultrapassou Victor Matfield na lista de todos os tempos e, em um momento comovente, recebeu o boné cerimonial do seu ex-companheiro de equipe no mesmo local onde Matfield quebrou o recorde em 2014.

Visto como um líder na segunda linha dos Springboks pela sua fisicalidade e recusa em dar um passo para trás, Etzebeth também tem a reputação de ser um cavalo de batalha e quase não perdeu um jogo desde que o treinador Rassie Erasmus assumiu o cargo em 2018.

A África do Sul usou 49 jogadores no Rugby Championship deste ano, mas é difícil pensar em um mais valioso do que Etzebeth.

"É difícil pôr isto em palavras, mas agradeço aos meus fantásticos companheiros de equipa, um grupo de homens inacreditáveis", disse ele sobre o seu marco histórico: "Não podíamos ter pedido um melhor final para o Rugby Championship e levantar o troféu novamente com esta equipa é inacreditável. É por isso que jogo, para jogar por esta equipa. Para deixar este país orgulhoso. O râguebi é como uma religião na África do Sul e jogar pelos Springboks é algo que não se pode fazer mais do que isso."

Erasmus admitiu que alguns dos jogadores da sua velha guarda não irão defender o título do Campeonato do Mundo de Rugby de 2027 na Austrália, mas não há sinais de que Etzebeth esteja entre os ameaçados.

O recorde de todos os tempos do galês Alun Wyn Jones de 171 aparições em testes provavelmente está fora de alcance, mas, de acordo com Etzebeth, ele tem o desejo de aumentar significativamente sua contagem.

"Espero que eu continue em forma e que os técnicos continue a convocar-me", disse.

Os próximos jogos da África do Sul serão contra a Escócia em Murrayfield, no dia 10 de novembro, antes do confronto com a Inglaterra, seis dias depois, e da partida final contra o País de Gales, no dia 23 de novembro.