Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Râguebi: Etzebeth vai tornar-se o jogador sul-africano com mais partidas pela seleção

Eben Etzebeth, da África do Sul, durante o treino
Eben Etzebeth, da África do Sul, durante o treinoReuters / Siphiwe Sibeko
O trinco Eben Etzebeth (32) vai tornar-se no jogador sul-africano com mais internacionalizações de todos os tempos na decisão do Campeonato de Râguebi, contra a Argentina, em Nelspruit, no sábado, com os Springboks a oferecerem uma rara estreia ao médio Manie Libbok.

Etzebeth está a preparar-se para disputar o seu 128.º jogo e ficar um passo à frente do anterior detentor do recorde, o antigo segundo defesa Victor Matfield, enquanto a África do Sul procura o ponto de que precisa para conquistar o campeonato do hemisfério sul pela quinta vez.

A seleção sul-africana já teria conquistado o título se Libbok não tivesse desperdiçado um penálti na frente da trave na derrota por 29-28 com a Argentina, que deixou os argentinos a cinco pontos dos Springboks, na segunda posição da tabela.

A Argentina tem de vencer com um ponto de bónus e negar qualquer ponto à África do Sul para conquistar o seu primeiro título do Rugby Championship.

Mas o técnico dos Springboks, Rassie Erasmus, trouxe de volta os seus jogadores experientes para a partida de sábado, depois de fazer 10 mudanças no jogo anterior.

Cheslin Kolbe regressa na ala, Damian de Allende no centro interior, Pieter-Steph du Toit e Siya Kolisi nos flancos, Etzebeth começa na segunda linha, Frans Malherbe, e Bongi Mbonambi começa na linha de gancho.

"Como ex-jogador do Springbok, posso atestar a enorme conquista que será para Eben tornar-se o Springbok com mais partidas disputadas, e queremos fazer desta uma ocasião especial e memorável para ele", disse Erasmus.

"Se conseguirmos ganhar o título, será uma grande ocasião para a equipa e para o Eben como indivíduo", acrescentou.

Libbok foi incumbido da camisola 10, apesar do seu fraco histórico de chutes, com Handre Pollard no banco como um dos três defesas, juntamente com o médio Cobus Reinach e o centro Lukhanyo Am.

"O jogo geral de Manie é fantástico e ele traz muita energia e capacidade de criar jogadas para a linha de defesa", disse Erasmus.

"Ele dita bem o jogo, então apoiamos Manie totalmente para fazer o trabalho para nós no flyhalf. Não cabe apenas a ele encontrar soluções para o seu remate, é algo que temos que fazer como uma equipa, e estamos a trabalhar num plano", explicou.

Tanto Kolbe quanto o scrum-half titular Jaden Hendrikse também podem chutar do tee.

Equipa: 15-Aphelele Fassi, 14-Cheslin Kolbe, 13-Jesse Kriel, 12-Damian de Allende, 11-Kurt-Lee Arendse, 10-Manie Libbok, 9-Jaden Hendrikse, 8-Jasper Wiese, 7-Pieter-Steph du Toit, 6-Siya Kolisi (capitão), 5-Ruan Nortje, 4-Eben Etzebeth, 3-Frans Malherbe, 2-Bongi Mbonambi, 1-Ox Nche

Substituições: 16-Malcolm Marx, 17-Gerhard Steenekamp, 18-Vincent Koch, 19-Elrigh Louw, 20-Kwagga Smith, 21-Cobus Reinach, 22-Handre Pollard, 23-Lukhanyo Am

Acompanhe o Campeonato de Râguebi no Flashscore