Sam Kerr e Salem Al-Dawsari com os prémios da Confederação Asiática de Futebol
Kerr, que ficou em segundo lugar na votação da Bola de Ouro feminina, ganhou o prémio pela segunda vez, depois de ter sido nomeada a melhor jogadora da Ásia em 2017. Ao fazê-lo, tornou-se a terceira futebolista a ganhar o prémio mais do que uma vez, juntando-se às japonesas Aya Miyama e Homare Sawa.
"Só quero dizer que é uma honra incrível ganhar este prémio, especialmente contra algumas finalistas incríveis ", disse Kerr, que ficou à frente de Zhang Linyang e Saka Kumagai, do Japão, na votação.
Al-Dawsari, que marcou o golo da vitória da Arábia Saudita por 2-1 sobre a Argentina no último Campeonato do Mundo, recebeu o prémio na categoria masculina depois de ter conduzido o Al-Hilal à final da Liga dos Campeões da Ásia. Os prémios foram atribuídos pela primeira vez em quatro anos, na sequência das perturbações registadas em todo o continente devido à pandemia de Covid-19.
"Estou muito feliz com esta conquista e gostaria de agradecer às autoridades da Arábia Saudita pelo seu grande interesse pelos atletas e pelo apoio ao desporto", disse Al-Dawsari, que venceu à frente do catari Almoez Ali e do australiano Mathew Leck.
Hajime Moriyasu, do Japão, ganhou o troféu de melhor treinador de equipas masculinas, depois de ter conduzido a seleção nacional aos oitavos de final do Campeonato do Mundo, após as vitórias na fase de grupos contra a Alemanha e a Espanha.
Shui Qingxia ganhou o prémio de melhor treinador feminino depois de ter conduzido a China à Taça Asiática Feminina na Índia em fevereiro passado, o primeiro título continental do país desde 2006.