Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Sarina Wiegman entra na equação para a sucessão de Southgate na seleção de Inglaterra

Wiegman entre candidatos ao cargo de selecionador de Inglaterra
Wiegman entre candidatos ao cargo de selecionador de InglaterraAFP
A Federação Inglesa de Futebol selecionou um "número de candidatos" para substituir Gareth Southgate na procura de um selecionador que possa "ganhar um grande torneio". Entre eles, o nome de Sarina Wiegman também está a circular nos corredores.

Recorde o perfil de Sarina Wiegman

Eddie Howe, Graham Potter, Mauricio Pochettino, Thomas Tuchel e Ange Postecoglou são alguns dos nomes apontados à sucessão de Southgate, mas há um outro que também está a ser equacionado: Sarina Wiegman, treinadora da seleção feminina inglesa.

Restaurar a reputação

Para já, a FA assegura que o processo está aberto a qualquer pessoa que cumpra os critérios publicados na sexta-feira num perfil de trabalho que descreve as qualidades necessárias para o próximo selecionador de Inglaterra. O texto do perfil de emprego diz: "O nosso processo de planeamento da sucessão já identificou uma série de candidatos; além disso, estamos empenhados em abrir processos de recrutamento no sector do futebol".

Potter também está na corrida
Potter também está na corridaProfimedia

Embora Southgate tenha sido elogiado por ter restaurado a reputação manchada de Inglaterra, não conseguiu pôr fim à espera do país pelo seu primeiro grande prémio desde o Campeonato do Mundo de 1966.

Após derrotas consecutivas na final do Campeonato da Europa e uma derrota na meia-final do Campeonato do Mundo de 2018, ganhar finalmente um grande prémio com um plantel repleto de talentos de classe mundial é claramente a principal prioridade para o sucessor de Southgate.

"Liderança inspiradora"

A FA declarou estar à procura de um treinador capaz de "liderar e desenvolver a melhor equipa masculina de Inglaterra para ganhar um grande torneio e estar consistentemente entre as melhores equipas do mundo". A pessoa certa deverá também proporcionar uma "liderança inspiradora" à equipa técnica da FA e desenvolver e manter relações fortes com os clubes que empregam jogadores qualificados ingleses.

O candidato selecionado deve ser titular de uma licença profissional da UEFA, ter uma "experiência significativa" no futebol inglês e "um sólido historial de resultados na Premier League e/ou nas principais competições internacionais".

Numa referência clara às críticas que Southgate enfrentou no seu cargo, que chegou a ser apelidado de "trabalho impossível" por Graham Taylor, a FA sublinhou a necessidade de um "líder excecional", "muito resistente" e "confortável num papel de grande visibilidade com intenso escrutínio público".

Ponto de Wiegman

A FA promove a igualdade, a diversidade e a inclusão e aceita candidaturas de qualquer pessoa que cumpra os critérios. Nesse sentido, Sarina Wiegman, treinadora da seleção inglesa feminina, que levou a equipa à vitória no Campeonato da Europa Feminino de 2022, também foi associada à substituição de Southgate.

A FA fixou o dia 2 de agosto como data limite para as candidaturas.

O primeiro jogo da Inglaterra na nova época é um jogo da Liga das Nações contra a Irlanda, a 7 de setembro.