Seleção portuguesa feminina de futsal goleia Ucrânia em jogo amigável
No primeiro de dois testes diante das ucranianas – o outro é no sábado, às 19:00 – para preparar o Campeonato da Europa, que se vai realizar em Debrecen, na Hungria, entre os dias 17 e 19, os golos da equipa portuguesa foram anotados por Janice Silva, que apontou um hat-trick, por Pisko, que bisou, por Carla Vanessa e por Ana Azevedo.
O primeiro golo da partida surgiu apenas aos nove minutos, já depois de Pisko e Ana Azevedo terem tentado a sua sorte, por intermédio de Janice Silva, num pormenor técnico de classe a picar sobre a guarda-redes ucraniana.
Logo de seguida, Fifó esteve próxima de aumentar a vantagem, mas Viktoriia Kyslova defendeu.
No entanto, aos 13 minutos, a guarda-redes ucraniana teve uma saída infeliz, que foi aproveitada da melhor forma por Pisko, que, com alguma sorte, viu a bola seguir para a baliza desprotegida, marcando naquela que foi a sua 100.ª internacionalização.
Já com Marta Costa na baliza portuguesa, a Ucrânia viria a atirar ao poste instantes depois.
Foi já aos 17 e aos 18 minutos da primeira parte que Janice Silva marcou por mais duas vezes, chegando ao hat-trick: o primeiro após uma jogada coletiva muito bem desenhada e o segundo num lance em que a pivô beneficiou de um ressalto para, já em cima da linha de golo, dar de calcanhar para o quarto tento da partida.
Na etapa complementar, e após ambas as equipas terem desperdiçado boas ocasiões de golo, Pisko aproveitou um ressalto dentro de área e dilatou a vantagem portuguesa, fazendo o seu segundo golo no encontro.
Pouco depois, Carla Vanessa, com um trabalho excecional sobre a adversária direta, atirou ao poste, sendo que, aos 38, a pivô não facilitou e aplicou um chapéu perfeito naquele que terá sido o melhor golo da partida, que ainda contou com um golo da capitã Ana Azevedo, já no último minuto.
A equipa das quinas defronta a Espanha no próximo dia 17, às 15:00, na primeira meia-final do Campeonato da Europa. Caso se qualifique para a final, o conjunto comandado por Luís Conceição pode encontrar novamente a Ucrânia, seleção que vai disputar a outra meia-final diante da Hungria.