Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Sérgio Conceição: "Estamos aqui para lutar até ao final da época"

Sérgio Conceição: "Estamos aqui para lutar até ao final da época"
Sérgio Conceição: "Estamos aqui para lutar até ao final da época"FC Porto
Sérgio Conceição abordou o encontro entre FC Porto e Vizela, a contar para a última jornada do grupo A da Taça da Liga. A partida realiza-se esta sexta-feira, no Estádio do Dragão, e tem início agendado para as 20:30.

Perante os jornalistas, o técnico começou por analisar as diferenças no Vizela desde a chegada de Tulipa ao comando técnico da equipa, admitindo que o pouco tempo do técnico no cargo "é a dificuldade" na preparação do jogo. "O que deu para ver, nos cerca de 50 minutos de jogo antes da expulsão do jogador do Vizela, é que há uma dinâmica, especialmente defensiva, um pouco diferente da que existia com o Álvaro Pacheco. Mas o Tulipa está há muito pouco tempo no controlo da equipa e essa é a dificuldade. Conhecemos os jogadores, mas o jogo de amanhã vai ser diferente. Vamos concentrarnos no que podemos fazer como equipa", apontou Sérgio Conceição, assumindo que "será mais uma final", como foi em Chaves. "Queremos vencer, depende de nós e estamos concentrados e focados nesse obetivo".

Acompanhe o relato de Marco Domingos no site ou na App
Acompanhe o relato de Marco Domingos no site ou na AppFlashscore

Questionado sobre a saída de Álvaro Pacheco, disse não ter de se "manifestar sobre a direção da SAD do Vizela", mas parabenizou o colega de profissão pelo "excelente trabalho com um grupo de jogadores que o acompanharam durante estes anos", antes de deixar um recado:

"A vida de treinador é assim e faz parte. Tenho de dar os parabéns ao Álvaro pelo trajeto que teve e pelo que vai conseguir na carreira, pela qualidade que demonstrou no Vizela. São os treinadores que pagam muitas vezes os interesses e o pouco profissionalismo que existe num clube. É mais fácil despedir treinadores do que demitir uma estrutura. É assim e vai continuar assim".

Ciente da necessidade de vencer o jogo desta sexta-feira, o timoneiro dos dragões salientou que "a postura e forma de jogar não mudam", garantindo que o FC Porto quer "garantir os três pontos e o lugar nos quartos de final da competição"

"A equipa escolhida depende do trabalho diário que fazemos. Quem vai iniciar o jogo tem de me dar garantias em diferentes situações e será o onze que considero melhor para enfrentar o adversário. O microciclo tem por base os mesmos princípios, que são o treino e a estratégia para o jogo. ninguém está afastado e todos podem jogar. Os que estão disponíveis deram uma excelente resposta nos treinos. Os jogadores trabalharam connosco durante a paragem, de forma muito positiva, e quem estiver melhor jogará amanhã, porque a Taça da Liga é importante para nós".

Recusando fazer balanços sobre a seleção nacional, Sérgio Conceição revelou que Otávio está disponível para ir a jogo, ao contrário de Pepe, que poderá voltar apenas no duelo contra o Arouca, no dia 28. Sobre Diogo Costa e a necessidade de "colinho", o técnico foi perentório. "Ele é pesado", brincou, destacando depois que "o Diogo é um excelente profissional, muito deficado e com enorme talento".

"Precisava de retomar os trabalhos aqui e o colinho é o que acontece no treino, com a exigência, a determinação e o foco que temos. Em termos emocionais está bem, como todos os outros".

Wilson Manafá e David Carmo "estão convocados" e o plano para ambos, assegura, "é o mesmo que existe para os restantes jogadores", algo que se aplica também a Namaso, um dos destaques recentes da equipa. "Todos são opção e não existem aqui onze titulares. Há jogadores com mais minutos agora, mas no final pode não ser assim", reforçou.

Sobre o desgaste físico e emocional do Mundial-2022, Sérgio Conceição defendeu que "o balanço só vai poder ser feito no final da época para perceber o que é que a competição a meio da época trouxe de positivo e negativo".

"Quando começámos a época, já sabíamos desta pausa e cabe-nos antecipar cenários. Já nos demos bem com outras situações diferentes, como no caso da pandemia, em que o campeonato teve alterações. A estrutura está atenta, trabalha bem e no final da época veremos o que acontece. Mas garanto-vos que vamos ser competitivos em todas as provas em que estamos presentes. Estamos em todas e isso é importante para nós, queremos ir o mais longe possível".

O treinador analisou ainda uma possível vantagem emocional de Otamendi e Enzo Fernández, jogadores do Benfica, em comparação com os atletas do FC Porto que não chegaram tão longe no Mundial-2022. "Há jogadores que saíram mais cedo, outros, do Benfica, que ainda lá estão e com muito mérito, porque estão a fazer um excelente Mundial. Isso pode trazer vantagens emocionais... mas é o que é, porque em termos físicos também faz diferença", anotou.

A terminar, uma garantia: "Estamos aqui para lutar até ao final da época".