Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Sérgio Conceição: "Todos os jogos são uma final e não podemos facilitar”

Sérgio Conceição: "Todos os jogos são uma final e não podemos facilitar”
Sérgio Conceição: "Todos os jogos são uma final e não podemos facilitar”AFP
A época tem sido de altos e baixos, com vitórias e derrotas, e os dragões continuam à procura de solidificar processos e adquirir consistência enquanto equipa. Sérgio Conceição confirmou isso e assegurou que a "última paragem para as seleções foi extremamente positiva", considerando que a equipa está melhor antes de um duelo que "será de Liga dos Campeões para o Santa Clara".

Sobre o adversário, o treinador falou positivamente de uma equipa "que tem mudados muitos jogadores, mas tem jovens de grande potencial". "Podemos dizer que não tem funcionado bem coletivamente, mas vejo grande qualidade individual e tenho a certeza que vão fazer um excelente trabalho na Liga", avaliou, assegurando que, para o FC Porto, "todos os jogos são uma final e não podemos facilitar”.

Na ressaca da goleada na Bélgica frente ao Club Brugge (4-0), o FC Porto ficou a saber que estava apurado para a próxima fase da Liga dos Campeões no avião. A festa foi grande e os vídeos fizeram furor nas redes sociais. Ainda assim, Sérgio Conceição é perentório e diz que "o festejo teve a ver com o objetivo traçado no início da época: a passagem aos oitavos de final" e que a equipa apenas "festeja quando alcança objetivos".

Questionado sobre uma "vitória fabulosa" e as repercussões que poderá ter no jogo deste sábado, o treinador disse que "a obrigação de dignificar a história do clube está sempre presente, seja qual for o jogo e a competição", rematando com um "quero ganhar o jogo frente ao Santa Clara”.

Olhando aos panorama individual, Diogo Costa, David Carmo e Otávio fizeram correr muita tinta depois da partida em Bruges. No primeiro caso, Sérgio Conceição afirmou que o internacional português "faz o seu trabalho e está, claramente, a fazê-lo bem. Quando caímos do poleiro o tombo pode ser grande e eu não quero que isso aconteça”, rematou.

Sobre o defesa-central, recordou as suas declarações depois do jogo, diz que continua "com azia e dificuldade em aceitar" o erro e voltou a repetir a mensagem, assumindo a responsabilidade das suas palavras: "Eu desculpo tudo, mas tenho dificuldades em desculpar situações do género". O técnico considera que o "grupo sério e unido" vai ajudar o jogador a evoluir e criticou a repercussão que as suas palavras tiveram: “As minhas palavras dão azo a que se possa encobrir aquilo que foi uma vitória fantástica em Bruges".

“O Otávio tem 27 anos e está comigo desde os 20. O Otávio de Guimarães é diferente do Otávio de hoje. A sua evolução foi muito boa e muito positiva", disse o treinador azul e branco sobre aquele considera ser "um jogador experiente, muito maduro em campo", que "sabe muito do jogo" e que cumpriu o jogo 250 pelo FC Porto na última quarta-feira.

Sérgio Conceição falou ainda da recuperação de Pepe e disse que o português "está bem e pronto para voltar à equipa o mais rapidamente possível". No entanto, não será "nas próximas semanas" e é tudo "uma questão de tempo".

A finalizar, o treinador voltou a olhar para a Liga dos Campeões e para o facto de Portugal ter, por esta altura, duas equipas apuradas para a próxima fase, ao contrário de Espanha, que só terá o Real Madrid. Esse fator deve-se à "qualidade das equipas técnicas e dos jogadores", lembrando que "em seis anos, o FC Porto passou quatro vezes aos oitavos".

A partida que vai opor o FC Porto ao Santa Clara, a contar para a 11.ª jornada da Liga portuguesa, tem pontapé de saída marcado para as 15:30 de sábado, no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada.