Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Sérvio Aleksandar Jankovic é o novo selecionador da China

Sérvio Aleksandar Jankovic é o novo selecionador da China
Sérvio Aleksandar Jankovic é o novo selecionador da ChinaAFP
A Associação Chinesa de Futebol (CFA) anunciou esta sexta-feira o sérvio Aleksandar Jankovic como novo técnico da sua seleção masculina, num momento em que altas esferas da modalidade no país são investigadas por corrupção.

A CFA informou que Jankovic vai dirigir a equipe na Taça Asiática deste ano, no Catar, e nas eliminatórias para o Campeonato do Mundo de 2026. A decisão foi tomada "após uma avaliação especializada... e a investigação e aprovação da federação", declarou a CFA.

Jankovic, de 50 anos, dirigiu anteriormente várias seleções jovens da China, a última delas a sub-23 masculina, e também clubes da Sérvia e da Bélgica.

As autoridades chinesas estão a tomar medidas drásticas contra a indústria do futebol nacional, e desde novembro pelo menos quatro altos dirigentes têm sido alvo de investigações por corrução. O principal deles é o presidente da CFA, Chen Xuyuan, acusado de cometer "violações graves da disciplina e da lei", segundo uma declaração da agência governamental de esportes nesta semana.

O ex-treinador da seleção, Li Tie, que passou pela Premier League nos anos 2000, também foi investigado no ano passado.

Grande fã de futebol, o presidente da China, Xi Jinping, disse que sonha em ver o país sediar (e inclusive conquistar) um Mundial. Esse sonho tornou-se mais distante nos últimos anos, já que os problemas económicos e a COVID-19 prejudicaram a liga nacional e muitos clubes tiveram de vender os jogadores estrangeiros de renome.