Sexto título de campeão do mundo de ciclocross para o intocável Mathieu van der Poel
Quem pode vencer Mathieu van der Poel? A resposta a esta pergunta não foi encontrada hoje no Campeonato do Mundo de ciclocrosse. Já cinco vezes vencedor da camisola arco-íris e atual campeão, o neerlandês também se livrou do seu inimigo Wout Van Aert, embora seja duvidoso que isso tenha feito muita diferença, dada a sua incrível superioridade neste inverno.
Para mostrar quem manda, VDP começou da melhor maneira, arrancando como uma bala, apenas seguido pelo surpreendente Nils Vandeputte. Mas o belga rapidamente ficou para trás, e Joris Niewenhuis tornou-se rapidamente o único capaz de seguir o seu compatriota, enquanto a principal carta francesa, Clément Venturini, estava perfeitamente lançado na corrida para o pódio.
O Tricolore, em terceiro lugar na corrida, estava na frente de um grupo de perseguição. Na frente, o primeiro lugar de van der Poel já parecia garantido, assim como o segundo de Niewenhuis. Foi então a vez do campeão europeu Michael Vantourenhout, ladeado por Pim Ronhaar, perseguir a medalha.
O terceiro lugar tornou-se a principal questão da corrida. O belga tentou ultrapassar o seu rival, o que conseguiu fazer antes do final da quarta volta. O pódio estava decidido, mas Vantourenhout tinha Niewenhuis na mira e podia ainda aspirar ao 2.º lugar. Atrás de si, Michal Boros fez as delícias do público da casa ao conquistar o 6.º lugar, enquanto Zdenek Stybar fechava a cortina de uma carreira incrível fora do Top 20, mas isso não importava.
A vitória foi para Mathieu van der Poel. Indiscutivelmente o melhor ciclista de ciclocross do inverno, o neerlandês conquistou o seu sexto título mundial. Está agora a apenas um ponto do recordista de vitórias, o lendário belga Eric De Vlaeminck.
No próximo ano, estará certamente de volta para igualar esse recorde, e veremos se entretanto surge alguém para lhe fazer frente.