Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Shai Gilgeous-Alexander, estrela dos Thunder, nomeado atleta do ano no Canadá

Reuters
Gilgeous-Alexander levou o Canadá a uma medalha de bronze na Taça do Mundo
Gilgeous-Alexander levou o Canadá a uma medalha de bronze na Taça do MundoProfimedia
Shai Gilgeous-Alexander, dos Oklahoma City Thunder, ganhou o prémio Northern Star Award como o melhor atleta canadiano de 2023, esta segunda-feira, depois de um ano em que conduziu a seleção a uma surpreendente medalha de bronze, com uma vitória sobre os Estados Unidos no Campeonato do Mundo de Basquetebol da FIBA.

Gilgeous-Alexander, cujo desempenho no Mundial ajudou também a equipa masculina a garantir um lugar nos Jogos Olímpicos de Paris de 2024, é o segundo jogador de basquetebol a ganhar o prémio, depois de Steve Nash, que já tinha sido distinguido em 2005.

Gilgeous-Alexander superiorizou-se ao golfista Nick Taylor, que se tornou o primeiro canadiano a vencer o Open nacional nos últimos 69 anos, à nadadora Summer McIntosh, à lançadora de martelo Camryn Rogers e a Connor McDavid, dos Edmonton Oilers, da NHL, para vencer o prémio.

Na última temporada da NBA, teve uma média de 31,4 pontos por jogo, além de 5,5 assistências e 4,8 ressaltos com os Thunder e foi nomeado All-Star pela primeira vez na carreira.

Esta temporada, em 20 jogos disputado, SGA tem uma média de 30,5 pontos por jogo, a sexta melhor da NBA.

Anteriormente conhecido como Troféu Lou Marsh, o Northern Star Award é atribuído anualmente pelo jornal Toronto Star e é votado por um painel de jornalistas desportivos canadianos.

Os vencedores anteriores incluem Alphonso Davies, do Bayern de Munique (2020), a ex-vencedora do Open dos EUA em ténis, Bianca Andreescu (2019), e a nadadora olímpica Penny Oleksiak (2016).