Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Simone Biles vai para o seu sexto Campeonato do Mundo, um recorde para uma mulher americana

Simone Biles está de volta.
Simone Biles está de volta.@TeamUSA
Simone Biles, que regressou às competições em agosto, após um interregno de dois anos, qualificou-se esta terça-feira para os Campeonatos do Mundo de Ginástica em Antuérpia, no final de setembro, onde se vai tornar a primeira mulher americana a competir em seis Campeonatos do Mundo.

A superestrela da ginástica mundial, de 26 anos, venceu o concurso geral da seleção americana para os Mundiais, o que lhe garante um lugar na prova realizada na Bélgica, explicou a Federação de Ginástica dos Estados Unidos num comunicado de imprensa.

Biles, que conquistou o seu oitavo título de campeã nacional, no final de agosto, torna-se "a primeira mulher americana da história a ser selecionada para seis Campeonatos do Mundo de ginástica artística", declarou o Comité Olímpico dos Estados Unidos (Team USA).

A atleta poderá aumentar o seu palmarés de 19 títulos nestes Mundiais, que se realizam de 30 de setembro a 8 de outubro na cidade flamenga, onde abriu a sua conta em 2013 com quatro medalhas, incluindo dois ouros.

O Campeonato do Mundo realiza-se nove meses antes dos Jogos Olímpicos de Paris, onde a tetracampeã olímpica disse recentemente que "adoraria" ganhar mais títulos.

Biles não confirmou a sua participação nos Mundiais, mas repostou a mensagem da Equipa dos EUA sem fazer comentários.

Até há pouco tempo, desde o seu regresso às competições, Biles tinha querido manter-se discreta quanto aos seus objetivos desportivos, para manter um equilíbrio entre o desporto e a sua vida privada. Tinha-se retirado da maior parte das provas dos Jogos Olímpicos de 2021 no Japão por razões de saúde mental e de segurança.

Simone Biles, que casou com um jogador de futebol americano em abril, também se envolveu na luta contra os abusos sexuais depois de ter sido uma das vítimas de agressões cometidas pelo antigo médico da seleção nacional Larry Nassar, condenado a prisão perpétua em 2018.