Síntese da WTA: Jelena Ostapenko eliminada em Seul, Pegula avança
A wildcard Dayeon Back, que perdia por 2-5 no terceiro set, recuperou para derrotar a segunda cabeça de série Jelena Ostapenko por 3-6, 6-1, 7-6 (4) em duas horas e 13 minutos e avançar. Su-Jeong Jang eliminou Sofia Kenin, a quinta cabeça de série, por 6-1 e 6-4 em 91 minutos.
Foi a primeira vez que duas sul-coreanas venceram os seus jogos de estreia em Seul desde 2013.
Para Jang, classificada em 162.º lugar no ranking mundial, a vitória sobre Kenin foi a primeira vitória da sua carreira sobre uma adversária do Top 30.
Back, classificada em 569.º lugar, conseguiu obrigar Ostapenko a longos ralis, e os erros acumularam-se para Ostapenko. Ela terminou com 68 erros não forçados em comparação com 43 winners.
A cabeça-de-série número um, Jessica Pegula, evitou o problema, derrotando Viktoria Hruncakova da Eslováquia por 6-2 e 6-4. A número quatro Marie Bouzkova, da República Checa, também avançou no evento WTA 250.
Open de Zhengzhou
Vera Zvonareva alcançou sua primeira vitória no Top 20 desde 2021 com uma vitória por 6-2 e 7-6 sobre Veronika Kudermetova, nona cabeça-de-série, na China.
Zvonareva, a ex-número dois do mundo, ainda está trabalhando para voltar de uma lesão no pé que a manteve fora de ação de março de 2022 até fevereiro.
Noutra ação da primeira ronda, Liudmila Samsonova da Rússia, acabada de chegar à final do Open da China, continuou o seu forte jogo com uma derrota por 6-3 e 6-3 contra a alemã Tatjana Maria.
Também avançaram no torneio WTA 500 a cabeça de série número oito Daria Kasatkina da Rússia, Petra Martic da Croácia, Laura Siegemund da Alemanha e Zhuoxuan Bai da China.
Open de Hong Kong
Também avançaram no evento WTA 250 a quinta cabeça de série Anna Blinkova (25) e as também russas Anastasia Pavlyuchenkova (32) e Mirra Andreeva (16) da Rússia, bem como a número seis Martina Trevisan (29) de Itália.
Outra russa, Kamilla Rakhimova (22), venceu a oitava cabeça de série, Varvara Gracheva (23), da França, por 6-3 e 6-2, e a checa Linda Fruhvirtova (18) superou a sétima cabeça de série, Peyton Stearns (22), em três sets.