Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Síntese de Paris-2024: Ciclismo de pista masculino estreia-se com prata de Iúri Leitão no omnium

LUSA
Iúri Leitão conquistou a medalha de prata em omnium, a segunda de Portugal nos Jogos Olímpicos
Iúri Leitão conquistou a medalha de prata em omnium, a segunda de Portugal nos Jogos OlímpicosCOP
A estreia masculina de Portugal no ciclismo de pista em Jogos Olímpicos dificilmente poderia ter corrido melhor, com Iúri Leitão a conquistar a medalha de prata no omnium de Paris-2024.

Quase perfeito na quarta e derradeira prova do concurso de omnium, a corrida por pontos, Iúri Leitão concluiu com 153 pontos, apenas batido pelo francês Benjamin Thomas (164) e à frente do belga Fábio van den Bossche (131), dando a segunda medalha à Missão portuguesa em Paris, depois do bronze da judoca Patrícia Sampaio em -78 kg.

Quando o francês caiu a 25 voltas do final, muitos pensaram que o ouro poderia também ‘cair’ para o português, que, contudo, preferiu esperar para ver se Thomas estava bem para continuar uma luta “justa” até final.

No Velódromo de Saint-Quentin-en-Yvelines, Iúri Leitão, ainda sem processar a importância da medalha, não esqueceu os companheiros da seleção de pista que ajudaram a qualificar Portugal para os Jogos Olímpicos.

Leitão vai ainda juntar-se a Rui Oliveira para, no sábado, disputar o madison, em mais uma estreia portuguesa na pista nos Jogos Olímpicos, com a ‘pioneira’ Maria Martins, sétima em Tóquio-2020, no omnium feminino, no domingo, sendo a última lusa em competição em Paris2024.

Em Marselha, após dois dias praticamente sem regatas, Diogo Costa e Carolina João seguraram o quinto lugar, e mais um diploma para Portugal, na classe 470 mista, depois de terem sido segundos na ‘medal race’.

O dia começou bem cedo para a Missão portuguesa, com Angélica André, no Rio Sena, a conseguir a melhor classificação de sempre de uma portuguesa numa prova de águas abertas, com o 12.º lugar.

No Stade de France, Salomé Afonso não conseguiu seguir para a final dos 1.500 metros, mas melhorou em quase cinco segundos a sua melhor marca pessoal, com 3.59,96 minutos, depois de já o ter feito nas eliminatórias (4:04.42).

Numa série rapidíssima, Salomé Afonso terminou na 12.ª posição, mas acabou por ter o 16.º tempo das meias-finais.

Na abertura das provas de atletismo do dia, Jéssica Inchude qualificou-se para a final do lançamento do peso, depois de terminar a qualificação na nona posição, com Eliana Bandeira a ficar a três lugares de se apurar.

Apesar de não ter atingido os 19,15 de apuramento direto, Jéssica Inchude conseguiu ficar dentro das 12 apuradas para a final, com a sua melhor marca de 18,36 metros, enquanto Eliana Bandeira ficou na 15.ª posição, com 17,97.

A final do lançamento do peso está marcada para sexta-feira, a partir das 19:37 locais (18:37 em Lisboa).

Portugal alcançou a segunda medalha nos Jogos Olímpicos
Portugal alcançou a segunda medalha nos Jogos OlímpicosFlashscore