Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Sol Bamba, antigo internacional marfinense, morreu aos 39 anos

Eliott Lafleur/AFP
Sol Bamba com o Middlesbrough, em outubro de 2021
Sol Bamba com o Middlesbrough, em outubro de 2021STU FORSTER/Getty Images via AFP
O antigo defesa e internacional marfinense Sol Bamba, que retomou a sua carreira depois de ter lutado contra um cancro em 2021, morreu aos 39 anos, anunciaram os seus antigos clubes no sábado à noite.

"O Leeds United está devastado ao saber da morte do seu antigo capitão Sol Bamba, aos 39 anos", declarou o clube da segunda divisão inglesa, em comunicado.

"É com grande tristeza que tomámos conhecimento esta noite da morte da lenda do clube Sol Bamba", reagiu o clube galês Cardiff na rede social X.

Formado e tendo-se estreado em França no Paris Saint-Germain, passou pela Escócia, Leicester (Inglaterra), Trabzonspor (Turquia) e Palermo (Itália). Destacou-se no Leeds, onde foi capitão do clube, e no Cardiff, onde fez mais de 100 jogos e participou no regresso da equipa à Premier League na época 2018-2019.

Sol Bamba anunciou que lhe tinha sido diagnosticado um linfoma não-Hodgkin no início de 2021, quando jogava no Cardiff. Após vários meses de quimioterapia, voltou a jogar pelo clube galês e depois pelo Middlesbrough, outro clube da segunda divisão inglesa. Antes de morrer, estava a trabalhar com a equipa técnica do Adanaspor, da segunda divisão turca.

O defesa-central tinha feito cerca de 50 jogos pela seleção da Costa do Marfim, incluindo os Jogos Olímpicos de Pequim em 2008 e a Taça das Nações Africanas em 2012.