Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Somália suspende presidente da federação após atleta demorar 21 segundos nos 100 metros

Os Jogos Mundiais Universitários estão a decorrer em Chengdu
Os Jogos Mundiais Universitários estão a decorrer em ChengduReuters
O Ministro da Juventude e dos Desportos da Somália suspendeu a presidente da federação de atletismo do país e vai instaurar um processo judicial depois de uma velocista ter demorado mais de 21 segundos a completar os 100 metros nos Jogos Mundiais Universitários.

Nasra Abukar Ali alinhou nos 100 metros femininos nos Jogos Universitários na China, mas acabou em último lugar, a mais de 10 segundos da vencedora da corrida, que registou 11,58 segundos.

Num vídeo que se tornou viral nas redes sociais, a atleta nem sequer estava no enquadramento quando o resto das atletas cruzou a linha de chegada.

O Ministro dos Desportos, Mohamed Barre Mohamud, disse que foi realizada uma investigação com o Comité Olímpico Nacional da Somália, que revelou que Ali não era um desportista nem uma corredora.

"Khadijo Aden Dahir, a presidente da Federação de Atletismo da Somália, incorreu em atos de abuso de poder, nepotismo e difamação do nome da nação no cenário internacional", declarou o ministro em comunicado. O ministro não entrou em pormenores sobre a acusação de nepotismo.

"Com base nestas conclusões, o Presidente do Comité Nacional dos Jogos Olímpicos da Somália deve suspender Khadijo Aden. Além disso, o Ministério declara firmemente a sua intenção de intentar uma ação judicial contra o Presidente da Federação de Atletismo da Somália e os indivíduos responsáveis pela falsificação da Associação Desportiva Universitária da Somália", prosseguiu.

O ministério acrescentou que a investigação também revelou que não existia nenhuma Associação Desportiva Universitária da Somália registada.

Menções