Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Sporting empata com Tottenham (1-1) e adia tudo para a última jornada

Mário Rui Ventura
Sporting empata com Tottenham (1-1) e adia tudo para a última jornada
Sporting empata com Tottenham (1-1) e adia tudo para a última jornadaAFP
Um velho conhecido, uma juventude leonina anónima e polémica. Muita polémica. De um lado e do outro, com direito a dez minutos de compensação, com Antonio Conte, treinador do Tottenham expulso, e com muitos nervos à mistura. O Tottenham-Sporting teve de tudo menos... apuramento. O Grupo D vai mesmo decidir-se apenas na última jornada, do primeiro ao último lugar. E o leão precisa de apenas um ponto, na receção ao Eintracht Frankfurt, para se juntar a Benfica e FC Porto nos oitavos de final.

O velho conhecido, esse, foi Marcus Edwards. A Juventude Leonina, essa, formada por Fatawu, Nazinho e Mateus Fernandes, todos eles lançados em jogo por Rúben Amorim, além de Arthur, que havia brilhado no jogo da primeira volta, em Alvalade, e de St. Juste, regressado após lesão. A polémica, essa, no golo do Tottenham, apontado por Bentancur aos 80 minutos, com Adán a queixar-se de falta na pequena área; e sobretudo para lá dos 90, quando Harry Kane, aos 90+6 minutos, um para lá dos cinco concedidos pelo árbitro neerlandês Danny Makkelie, fez o 2-1, levou à loucura as bancadas e Antonio Conte, mas viu o golo anulado, aos... 90+9, levando o mesmo Conte, técnico dos spurs, à expulsão por protestos.

Leão sai vivo de Londres e está a um ponto dos oitavos de final
Leão sai vivo de Londres e está a um ponto dos oitavos de finalFlashScore

Recorde as incidências do jogo

A verdade é que o leão entrou destemido em Londres, ciente do caráter decisivo da partida nas contas do grupo D da Liga dos Campeões. Primeiros cinco minutos de estudo, o Tottenham a pressionar muito alto e o leão, astuto, a aproveitar a fantasia nas alas, tanto por Trincão como, sobretudo, por Marcus Edwards, que assumiu o papel de Pedro Gonçalves, principal ausente, devido a castigo, depois da expulsão com o Marselha.

Paulinho o cérebro e Éder no pé de Edwards

Na frente, como referência, Paulinho. O cérebro. Porque foi ele que, aos 22 minutos, abriu o espaço que Marcus Edwards, formado no Tottenham, aproveitou para, de meia distância, com remate colocado, junto à relva, bater Hugo Lloris. Sim, há aqui algo de familiar. Lloris, o remate à meia distância... mas não foi Éder, nem estávamos na final do Europeu. Foi mesmo Edwards, o velho conhecido dos spurs, a colocar o leão na frente.

Marcus Edwards colocou os leões na frente
Marcus Edwards colocou os leões na frenteAFP

Esperava-se a reação imediata do Tottenham mas o que se viu, até ao intervalo, foi um Sporting a justificar a vantagem alcançada. 

Adán adiou até cair na polémica

O sufoco estava guardado para a segunda parte. O sufoco e a polémica, sublinhe-se. O leão mostrou sinais de cansaço e à hora de jogo Morita foi o primeiro a cair. Rúben Amorim, corajoso, não pensou duas vezes. Tirou o japonês, também tirou Nuno Santos, e lançou... Nazinho e Mateus Fernandes, precisamente os dois miúdos que tinham sido roubados horas antes à equipa que, na Youth League, venceu o Tottenham por 2-1.

Aos 71 minutos mais duas mudanças, com Fatawu por Edwards, e com Arthur por Trincão, refrescando as faixas, antes de, para o último quarto de hora, perante os inúmeros cruzamentos que o Tottenham ia fazendo para Harry Kane, Amorim ter lançado St. Juste e abdicado de Paulinho.

Bentancur fez o golo do Tottenham aos 80 minutos
Bentancur fez o golo do Tottenham aos 80 minutosAFP

O leão ia sofrendo, Adán ia brilhando, Son, Lucas Moura e Eric Dier iam desperdiçando e Nazinho, esse, ia... desesperando: avançado no terreno, com a entrada de St. Juste, com Matheus Reis a fazer de lateral, o jovem leão teve duas ocasiões soberanas para fazer o 2-0. Não fez e o cântaro inglês, que tantas vezes foi à fonte, partir-se com polémica: aos 80 minutos, Bentancur, após cruzamento de Perisic, cabeceou para o empate e Adán, importunado dentro da grande área, ficou a pedir falta. 

Alguém falou em Hollywood?

Fatawu, a seguir, ainda teve um remate perigoso mas era o Tottenham que partia para cima dos verde e brancos, na busca da vitória que selaria o apuramento. E o golo, na verdade, chegou. Fora de horas, seis minutos para lá dos 90, pelo inevitável Harry Kane e, uma vez mais, com Danny Makkelie a intervir. O VAR entrou em ação, após longa consulta o golo do avançado inglês foi mesmo anulado por fora de jogo, e o vulcão londrino, que momentos antes festejava o apuramento, virou-se para a arbitragem. Antonio Conte foi expulso, os jogadores envolveram-se em picardias e o jogo terminava segundos depois.

Antonio Conte foi expulso por protestos
Antonio Conte foi expulso por protestosAFP

O jogo terminou, as contas do grupo D nem por isso. O Tottenham tem agora oito pontos e lidera, o Sporting surge no segundo lugar, com os mesmos sete pontos do Eintracht Frankfurt, que venceu o Marselha e visita Alvalade para a semana. O Marselha caiu para o quarto e último lugar, com seis, mas ainda se pode apurar. De loucos, como o jogo em Londres. Ao leão basta um ponto em Alvalade, com os alemães, para se juntar a Benfica e FC Porto nos oitavos de final.

FlashScore Homem do Jogo: Ugarte (Sporting)