Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Sporting - Midtjylland: Leões e lobos à procura de reinar... e de salvar a época

As noites europeias estão de regresso a Alvalade
As noites europeias estão de regresso a AlvaladeOpta by Stats Perform
Esta quinta-feira há uma cimeira entre portugueses e dinamarqueses no Estádio José de Alvalade, a contar para a primeira mão do play-off da fase a eliminar da Liga Europa. Arredados das taças internas, da Liga dos Campeões e longe do líder Benfica na Liga, os leões têm uma excelente oportunidade para ganhar nova vida e voltar a carburar no que resta da temporada. Aproveite mais uma análise Flashscore e fique a conhecer ao pormenor o Sporting e o Midtjylland.

Sporting

Como é sabido, a temporada não tem sido fácil para o conjunto de Rúben Amorim. A época começou com a saída de Matheus Nunes, seguiu-se a eliminação da Taça de Portugal e a eliminação da Liga dos Campeões depois de um grande início. Já em janeiro, o Sporting perdeu a Taça da Liga, viu Pedro Porro sair e está a 15 pontos da liderança do campeonato depois de ter voltado a perder com os dragões.

Este jogo pode marcar uma reviravolta na temporada do conjunto verde e branco e, apesar da derrota com o FC Porto estar bem presente na memória dos sportinguistas, regressar aos oitavos de final desta competição europeia três anos depois anima as hostes de Alvalade.

Equipa inicial do Sporting na última partida
Equipa inicial do Sporting na última partidaFlashscore

Olhando ao Sporting de Rúben Amorim, o técnico raramente abdica do tradicional 3-4-3 (ou 5-4-1), contando com uma estrutura de jogo bastante trabalhada e, quando mexe na equipa, tem tendência a modificar as características dos seus jogadores em função do adversário. Exemplo disso é a entrada de Fatawu no último jogo, devido à forte preponderância de João Mário no jogo ofensivo do FC Porto.

Os leões caracterizam-se por serem uma equipa dominadora e que privilegia a posse de bola, apostando num futebol em condução. Rúben Amorim gosta de construir o jogo desde trás e de explorar o jogo exterior no último terço. O jogo entrelinhas é, também, uma das características dos leões que, neste campo, dependem muito da inspiração e mobilidade de Trincão, Pote e Edwards.

Em termos defensivos, o Sporting é forte a controlar o corredor central, não concedendo espaços ao adversário. Essa é a tendência, apesar de na presente temporada a equipa de Alvalade consentir golos aos seus adversários que tiveram origem direta em falhas defensivas. Em termos de pressão, os verde e brancos reagem bem à perda e pressionam o adversário em todos os setores.

Movimentos do Sporting no terço ofensivo frente ao FC Porto
Movimentos do Sporting no terço ofensivo frente ao FC PortoLUSA/Opta by Stats Perform

Espera-se que, esta quinta-feira, o Sporting domine o jogo frente ao Midtjylland e alcance nova vitória europeia para o futebol português. Ainda assim, a formação de Rúben Amorim tem de estar atenta às transições ofensivas do adversário e evitar conceder espaços nas costas da sua defesa.

XI provável: Antonio Adán; Gonçalo Inácio, Seba Coates, Matheus Reis; Héctor Bellerín, Manuel Ugarte, Pedro Gonçalves, Nuno Santos; Marcus Edwards, Francisco Trincão e Paulinho.

Midtjylland

À semelhança do adversário desta eliminatória, a época não tem sido fácil para o conjunto dinamarquês que, depois de ter sido vicecampeão na última Superliga dinamarquesa, começou a época nas pré-eliminatórias da Liga dos Campeões, onde foi eliminado pelo... Benfica (7-2 no total dos dois jogos).

A equipa caiu para a Liga Europa e terminou na segunda posição do espetacular e emocionante Grupo F, que terminou com as quatro equipas empatadas com oito pontos. A diferença de golos entrou em ação e possibilitou ao Midtjylland terminar à frente da Lazio e do Sturm Graz, e atrás do Feyenoord.

No que toca ao campeonato dinamarquês, a equipa não atravessa o melhor momento, tendo vencido apenas por uma vez nos último seis jogos. A fase incostante faz com que os lobos ocupem atualmente a sétima posição, arredados da fase de apuramento de campeão. Ainda assim, importa realçar que a última partida oficial aconteceu a 13 de novembro, devido à paragem das competições para o Mundial-2022 e à pausa de Inverno no país nórdico.

Último onze utilizado por Albert Capellas
Último onze utilizado por Albert CapellasFlashscore

Com o último encontro oficial a ter sido jogado há mais de três meses, torna-se difícil perspetivar quem serão os jogadores lançados pelo técnico Albert Capellas em Alvalade e, acima de tudo, o momento atual da equipa dinamarquesa. Pelo meio, a equipa perdeu Evander, Dreyer e Kaba, três jogadores importantes na primeira fase da época. Sviatchenko, habitual titular no centro da defesa, também está fora desta partida devido a uma suspensão.

Ponto assente é o 4-3-3 do treinador catalão, que se desdobra num 4-5-1 sem bola, momento do jogo em que os dois extremos juntam-se aos três médios e formam um bloco compacto no centro do terreno. Apesar de não ser fácil antecipar a estratégia de Capellas para este encontro, pode perspetivar-se que os dinamarqueses vão jogar com as linhas muito baixas e apostar nas arrancadas vertiginosas dos seus extremos: Isaksen, Pione Sisto e Chilufya.

Na frente de ataque persistem dúvidas sobre quem será o titular, havendo a certeza de Júnior Brumado ter sido utilizado na última partida da Taça Atlântico. No meio-campo, Emiliano Martínez, Kristoffer Olsson e Gigovic deverão ser os escolhidos, com Sorensen também na calha para entrar. O que é certo é que o miolo do Midtjylland é bastante agressivo sem bola e conta com muita entreajuda, sendo vital para "segurar" a equipa.

Na defesa, Dalsgaard e Juninho têm o papel de parar a frente de ataque leonina, com Andersson e Paulinho a jogarem nas duas alas. A tarefa não será fácil, dado que falamos de uma equipa que tem muitas dificuldades a parar um ataque bastante móvel e a controlar a largura e o espaço entrelinhas, pelo que se espera que o Sporting cause muitas dificuldades.

Última partida oficial do Midtjylland
Última partida oficial do MidtjyllandOpta by Stats Perform

Ainda assim, a irreverência e a juventude do plantel, bem como o facto do favoritismo estar do lado leonino podem ser bons sinais para os dinamarqueses, que querem levar para a Dinamarca a decisão desta eliminatória.

XI provável: Jonas Lossl; Joel Andersson, Henrik Dalsgaard, Juninho Carlos, Paulinho; Emiliano Martínez, Kristoffer Olsson, Oliver Sorensen; Gustav Isaksen, Edward Chilufya e Júnior Brumado.