Sporting nos oitavos, FC Porto no play-off: Todos os apurados da Youth League
Caiu o pano sobre a fase de grupos da Youth League. Das 32 equipas de juniores que conquistaram esta prova restam apenas 16, sendo que duas delas são portuguesas.
Invicto, o Sporting foi o primeiro classificado do Grupo D (onde também estavam Eintracht Frankfurt, Tottenham e Marselha) e segue diretamente para os oitavos de final da prova. De resto, com 14 pontos, os jovens leões só foram superados por Real Madrid (16 pontos), Atlético Madrid e Liverpool (ambos com 15) no que à contabilidade de primeiros diz respeito.
Também na fase a eliminar está o FC Porto, que foi segundo classificado no Grupo B (com Atlético Madrid, Club Brugge e Bayer Leverkusen), com 12 pontos. Contudo, os dragões não têm ainda presença garantida nos oitavos de final e estão obrigados a disputar um play-off com uma das oito equipas que vão sair do caminho os campeões – detentores do título nacional de juniores cujas equipas seniores não conseguiram o apuramento para a Liga dos Campeões. O sorteio acontece na terça-feira (8 de novembro).
Do trio português, o Benfica foi que teve uma prova mais aziaga. Campeão em título, o emblema lisboeta acabou por ter uma fase de grupos aquém das expectativas e não foi além do terceiro lugar no Grupo H com sete pontos, a quatro da Juventus, segunda classificada. Maccabi Haifa (três) e PSG (13) compunham o restante certame. Juntaram-se às águias equipas como o Chelsea ou Bayern Munique.
Confira então todos os apurados:
Oitavos de final: Liverpool (Inglaterra), Atlético Madrid (Espanha), Barcelona (Espanha), Sporting, Milan (Itália), Real Madrid (Espanha), Manchester City (Inglaterra) e PSG (França);
Play-off: Ajax (Países Baixos), FC Porto), Inter de Milão (Itália), Eintracht Frankfurt (Alemanha), Salzburgo (Áustria), Shakhtar Donetsk (Ucrânia), Dortmund (Alemanha) e Juventus (Itália).
Caminho dos campeões (possíveis adversários do FC Porto): AZ Alkmaar (Países Baixos), Genk (Bélgica), Hajduk Split (Croácia), MTK Budapeste (Hungria), Ruh Lviv (Ucrânia), Trencin (Eslováquia) ou Panathinaikos (Grécia), AIK (Suécia) ou Young Boys (Suíça), Nantes (França) ou Hiberrnian (Escócia).