Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Stefan Bajcetic, nascido em Vigo com origem sérvia em 2004 que já marca pelo Liverpool

O jovem de 18 anos é filho de Srdjan Bajcetic que passou pelo futebol português
O jovem de 18 anos é filho de Srdjan Bajcetic que passou pelo futebol portuguêsAFP
Entrou nos últimos momentos da partida com o Aston Villa e marcou o golo que selou a vitória contra a equipa de Unai Emery, que tinha ficado em desvantagem ao quinto minuto.

Stefan Bajcetic, de 18 anos, é internacional sub19 por Espanha e marcou o primeiro golo ao mais alto nível na segunda-feira. Fê-lo apenas segundos depois de ter entrado naquela que foi a sua sétima participação na equipa sénior, três das quais na Liga dos Campeões, duas na Taça da Liga e outros dois na Liga inglesa. O nome está agora a ecoar nos meios de comunicação social, mas já é conhecido entre quem segue o futebol de formação, porque esteve em vários escalões no Liverpool (sub18, sub21 e sub23).

Este foi o primeiro golo no futebol profissional, em parte porque não é um jogador particularmente ofensivo. Mas o médio defensivo, que também pode jogar como defesa central, não costuma desistir do ataque quando tem a oportunidade de correr (comemorou um golo na Youth League na época passada, fez uma assistência na Taça da Liga e fez um golo e uma assistência na Premier League de juniores).

Tornou-se maior de idade há poucos meses e ainda tem muita margem de crescimento. O seu objetivo a curto prazo passa por ser uma opção válida para Klopp durante a atual temporada e, mais adiante, ganhar um contrato como profissional num dos clubes mais prestigiosos do mundo. Outra possibilidade, mesmo garantindo o vínculo, seria sair emprestado, como tantos outros jovens, para que possa desenvolver as suas capacidades numa equipa (de preferência) inglesa de nível inferior e desfrutar de mais minutos.

Futebol vem de família

O seu apelido é popular porque é filho de Srdjan Bajcetic, que fez 28 jogos na Liga espanhola em três épocas com o Celta de Vigo, um clube pelo qual marcou três golos. Antes de chegar a Espanha, começou em Voivodina e mudou-se depois para o Estrela Vermelha, a sua última equipa antes de se juntar ao Celta. Após um breve ano de experiência, voltou a fazer as malas, embora não tenha ido muito longe até... ao SC Braga, em 1997/98. Fez 22 jogos e marcou 5 golos.

O médio centro reformado, que teve a oportunidade de jogar na Taça UEFA (antiga Liga Europa) e na Liga dos Campeões, regressou depois a Belgrado, mas não para se reformar. Ainda teve tempo de fazer uma rutura drástica na sua carreira e mudar-se para a China, para representar o Dalian Shide. Terminou a carreira sem ter experimentado a Liga inglesa, ao contrário de Stefan, cujo nome se destaca mais que o seu irmão Jovan, que atua pela Sociedad Deportiva Juvenil Ponteaeas, que atua na Terceira RFEF, o quinto escalão do futebol nacional espanhol.