Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Paris-2024: Árbitro de surf suspenso depois de foto ao lado de atleta australiano

Ben Lowe, à direita, ao lado do surfista Ethan Ewing, ao centro
Ben Lowe, à direita, ao lado do surfista Ethan Ewing, ao centroReprodução
O árbitro Ben Lowe, que participa nas análises das provas de surf, que decorrem na Polinésia Francesa, foi suspenso pela organização dos Jogos Olímpicos. O anúncio foi feito pela Associação Internacional de Surf (ISA, na sigla em inglês)

Lowe pode ser visto numa foto ao lado do treinador Bede Durbidge e do surfista australiano Ethan Ewing, que está na disputa dos quartos de final. Ewing pode aparecer no caminho dos brasileiros Gabriel Medina e João Chianca, com este duelo entre compatriotas a ser um dos que marcam os quartos de final. 

A imagem chegou a ser publicada por Pedro Scooby, surfista de ondas gigantes do Brasil que está em Teahupo'o, como comentador da CazeTV. 

Segundo a ISA, "é inapropriado para um juiz interagir dessa forma com um atleta e a sua equipa. Para proteger a integridade e a justiça da competição em andamento, o Comité Executivo da ISA decidiu remover o juiz do painel de julgamento da competição", pontuou. 

O árbitro australiano, que julgou baterias com brasileiros desde o início da competição, foi alvo de reclamação da Federação de Surf do Brasil, em abril.

A entidade chegou a enviar uma carta para a ISA formalizando o protesto com a forma como algumas ondas de brasileiros eram analisadas, chegando a citar o nome de Lowe no documento. 

Lowe foi um dos juízes responsáveis por dar uma das menores notas de Gabriel Medina na bateria em que foi eliminado nos Jogos de Tóquio, em 2021, perante o japonês Kanoa Igarashi.