Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Paris-2024: Kauli Vaast e Caroline Marks conquistam ouro olímpico no surf

Kauli Vaast feliz com a sua medalha de ouro
Kauli Vaast feliz com a sua medalha de ouroJEROME BROUILLET / AFP
O francês conquistou o metal mais precioso dos Jogos de Paris, na última madrugada, apesar de o ter feito a milhares de quilómetros de distância da capital francesa.

O surfista de 22 anos, que vive na região e foi aplaudido pelo público da Polinésia Francesa, obteve 9,5 e 8,17 pontos nas suas duas melhores ondas, o que lhe deu um total de 17,67 pontos contra 7,83 pontos do australiano Jack Robinson, que desistiu na reta final.

Embora durante anos tenha sido relegado para a segunda divisão do surf mundial, a Challenger Series, Kauli Vaast provou em várias ocasiões ser capaz de bater os melhores profissionais de elite.

Crescido em Mahina, no norte do Taiti, Vaast eliminou o seu amigo e compatriota Joan Duru nos quartos de final e o peruano Alonso Correa nas meias-finais.

O francês substitui o brasileiro Ítalo Ferreira, que conquistou o ouro em Tóquio, na primeira participação da modalidade nos Jogos Olímpicos.

Grande favorito na competição, o brasileiro Gabriel Medina, tricampeão mundial, teve de se contentar com o bronze.

Vaast conquistou medalha de ouro
Vaast conquistou medalha de ouroFlashscore

Já a prova feminina - em que participaram as portuguesas Teresa Bonvalot (eliminada na segunda ronda) e Yolanda Hopkins (eliminada nos oitavos de final) – terminou com o triunfo da norte-americana Caroline Marks, com 10.50 pontos contra os 10.33 da brasileira Tatiana Weston-Webb, prata.

A francesa Johanne Defay arrecadou a medalha de bronze, alcançando 12.66 pontos no duelo com a costa-riquenha Brisa Hennessy (4.93), que tinha eliminado Yolanda Hopkins nos oitavos.

Marks celebra ouro na prova feminina
Marks celebra ouro na prova femininaFlashscore