Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Talento do futebol feminino de 13 anos torna-se a atleta escolar mais jovem a assinar com a Nike

Svend Frandsen
Mckenna Whitham tem apenas 13 anos mas já treinou com várias equipas da Liga Nacional de Futebol Feminino
Mckenna Whitham tem apenas 13 anos mas já treinou com várias equipas da Liga Nacional de Futebol FemininoMckenna Whitham
A Nike assinou um acordo de patrocínio com o fenómeno do futebol McKenna "Mak" Whitham, de 13 anos, tornando-a a mais jovem futebolista feminina e a mais jovem atleta de qualquer desporto a assinar um acordo NIL com a Nike.

Um NIL é um acordo ou convénio entre um estudante-atleta e um terceiro, como uma marca, uma empresa ou um indivíduo, em que o atleta recebe uma compensação pela utilização do nome e dos direitos de imagem.

"Isso significa tudo para mim", disse Whitham à ESPN.

"Estou muito entusiasmada por fazer parte da família Nike. Eles fizeram tantas coisas incríveis até agora. E isso motiva-me ainda mais. Nem todos os miúdos assinam com a Nike", recordou.

A Nike e Whitham iniciaram negociações para um potencial acordo no início de 2024.

Whitham junta-se a um grupo de elite de atletas Nike NIL, que inclui a jogadora de futebol feminino da USC, Simone Jackson, e os jogadores de basquetebol Bronny James e Juju Watkins, a armadora de Iowa, Caitlin Clark, e muitos outros.

Nos últimos meses, Whitham juntou-se a várias equipas da Liga Nacional de Futebol Feminino, incluindo o Kansas City Current, o Washington Spirit e o NJ/NY Gotham FC para treinos de pré-temporada

"É preciso ter humildade, mas, ao mesmo tempo, é um pouco de validação de que, quando se tem um objetivo em mente e se trabalha com afinco, é possível chegar lá e isso faz com que tudo valha a pena", disse o pai de Whitham, Josh, à ESPN, sobre a filha.