Taremi e as execuções no Irão: “A justiça não pode ser aplicada com uma corda”

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Taremi e as execuções no Irão: “A justiça não pode ser aplicada com uma corda”

Taremi tem sido vocal nos protestos
Taremi tem sido vocal nos protestosAFP
Através das redes sociais, o avançado do FC Porto deixou um desabafo relativamente às notícias que dão conta do enforcamento de Mohamed Mehdi Karami, campeão nacional de Karaté do Irão.

A justiça não pode ser aplicada com uma corda. Temos tantos criminosos na prisão cujos julgamentos duram vários anos. Mas estes jovens oprimidos, de famílias sem poder, são executados assim, tão rapidamente. Basta. Que sociedade consegue encontrar paz com um banho de sangue diário através de execuções?”. Foi este o desabafo que Mehdi Taremi, avançado do FC Porto, deixou nas redes sociais, numa mensagem em persa.

O internacional pelo Irão reage assim à execução de Mohamed Mehdi Karami, campeão iraniano de Karaté, que, de acordo com a agência Fars News, foi executado na manhã de sábado. Karami estava acusado pelo alegado homicídio de Seyed Ruhollah Ajamaian, membro das milícias pró-governamentais, a 3 de novembro, na sequência dos protestos em Karaj.

De acordo com a Mizan News, são já 41 as pessoas executadas nos quatro meses de protestos que têm assolado o país, desde a morte de Masha Amini, em setembro, às mãos da polícia da moralidade por uso incorreto do hijab.

Taremi tem sido um dos atletas mais vocais contra o atual regime de Teerão, utilizando as redes sociais para expressar consternação com que vai acontecendo no país natal.