Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Ténis: Antiga número um mundial Arantxa Sánchez Vicario condenada a dois anos de prisão

Arantxa Sánchez Vicario, condenada a 2 anos de prisão
Arantxa Sánchez Vicario, condenada a 2 anos de prisãoProfimedia
A tenista espanhola Arancha Sánchez Vicario, de 52 anos, três vezes campeão de Roland Garros, foi condenada a dois anos de prisão, de pena suspensão, por ter ocultado bens para não pagar uma dívida a um banco, anunciou esta quarta-feira a Justiça espanhola.

A sentença condena Sánchez Vicario "a dois anos de prisão e multa" e "o seu ex-marido a três anos e três meses de prisão e multa", declarou o Tribunal Superior de Justiça da Catalunha em comunicado.

Três outros arguidos foram condenados "a 1 ano e 3 meses de prisão e multa", após o julgamento que decorreu em Barcelona.

A tenista evitará a prisão porque o juiz suspendeu a pena por dois anos em troca de não cometer qualquer crime durante esse período, embora o seu ex-marido, Josep Santacana, possa não ter a mesma sorte.

O juiz condenou ainda a tenista e o seu ex-marido a pagar, a título de responsabilidade civil, uma indemnização conjunta de 6,6 milhões de euros ao Banco do Luxemburgo, entidade com a qual ambos contraíram a dívida que tentaram não pagar.

A sentença refere que "é, pois, plenamente credível que a arguida (...) tinha e teve, a todo o tempo, bens suficientes para pagar a dívida e que, através de atos de venda e subtração às ações de penhora, impediu a cobrança".

A pena do ex-marido é mais elevada porque era ele quem geria o património da mulher, segundo a sentença.

Para além de três torneios de Roland Garros (1989, 1994, 1998), Sánchez Vicario ganhou um Open dos Estados Unidos (1994) e foi finalista, por duas vezes, nos outros dois torneios do Grand Slam, o Open da Austrália e Wimbledon.

Ganhou ainda quatro medalhas olímpicas, duas de prata e duas de bronze, em Barcelona-1992 e Atlanta-1996.