Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Ensaio geral em Madrid: Competições de pares em ténis vão tornar-se mais atrativas

SID
Os dois reis de pares Rohan Bopanna (Índia) e Matthew Ebden (Austrália)
Os dois reis de pares Rohan Bopanna (Índia) e Matthew Ebden (Austrália)Profimedia
Mais estrelas, menos pausas e mais liberdade para os espectadores: a organização do ténis masculino, a ATP, pretende tornar as competições de pares mais atraentes. Novas regras entrarão em vigor no Masters de Madrid (24 de abril a 5 de maio), anunciou a ATP em comunicado esta quarta-feira. Mas nem todos os jogadores vão gostar delas.

Até 16 lugares no campo de 32 jogadores em Madrid estão reservados para jogadores que se inscrevam com a sua classificação de singulares.

Os especialistas em duplas, como os antigos vencedores do Open de França, Kevin Krawietz e Andreas Mies, serão prejudicados, uma vez que haverá menos espaço para eles.

Ross Hutchins, Chief Tour Officer e ele próprio um antigo especialista em duplas, explicou a mudança com uma "nova narrativa para apelar aos fãs".

Em Madrid, haverá apenas cinco dias de jogos para a competição de pares, todos eles agendados para a segunda semana do torneio.

Mais velocidade, menos espectadores?

Os jogos também vão ser mais rápidos. O tempo entre rallies curtos será reduzido para 15 segundos. O relógio de pancadas só mostrará 25 segundos após quatro pancadas. Haverá menos pausas prolongadas durante as mudanças de lado. Os espectadores também não terão de permanecer nos seus lugares e poderão circular livremente entre os courts.

As alterações às regras serão "testadas em eventos selecionados durante a época de 2024", escreveu a ATP, com pormenores ainda por anunciar.

Um grupo de trabalho composto por jogadores, organizadores de torneios e pessoal da ATP iniciou o processo na sequência de discussões de feedback com adeptos, organismos de radiodifusão e outras partes interessadas.