Open da Austrália: Tsitsipas apanha susto, mas elimina Zizou Bergs
Reveja aqui as principais incidências da partida
O sétimo cabeça de série, finalista do ano passado em Melbourne, ia defrontar Matteo Berrettini, vice de Wimbledon em 2021, mas o italiano desistiu por lesão na véspera do encontro. E se Tsitsipas esperava um jogo fácil na primeira ronda do Open da Austrália contra o belga Zizou Bergs, 129.º do ranking, enganou-se, sofrendo a frustração de um serviço dispendioso no 11.º jogo para perder o primeiro set.
Mas o jogador de 25 anos encontrou então uma velocidade diferente e perdeu apenas mais cinco jogos no resto do encontro.
"As coisas não correram como planeado", disse. "Eu estava à espera do Matteo. Este tipo de coisas é bastante perigoso quando nos preparamos durante vários dias seguidos para um tipo específico de adversário."
No entanto, o jogador afirma estar muito satisfeito com o nível alcançado e sente que levou Bergs " ao limite" nos últimos três sets.
"Estou contente por as coisas terem mudado", acrescentou Tsitsipas: "Estou contente por ter mostrado o espírito de luta e o espírito que costumo mostrar no court, por isso sinto-me bem."
Tsitsipas quebrou à primeira oportunidade no segundo set para assumir uma vantagem de 2-0, defendendo-se de três break points no total, enquanto Bergs lutou muito num set que durou 49 minutos. Ele levou esse ímpeto para o terceiro set, quebrando três vezes para levar a partida.
A estrela grega, duas vezes finalista do Grand Slam, quebrou novamente no quarto jogo do quarto set, dando poucas oportunidades ao seu adversário numa atuação dominante.
O seu progresso sereno foi brevemente interrompido, mas serviu para o jogo na segunda oportunidade, terminando o serviço em pouco menos de três horas.