Open da Austrália: Cazaux e Noskova tentam retomar a sua série de gigantes
Cazaux, que derrubou o oitavo cabeça de série Holger Rune - uma das estrelas em ascensão do circuito masculino - na segunda ronda, poderá tornar-se no primeiro wildcard a chegar aos quartos de final de um Grand Slam desde Nick Kyrgios, em Wimbledon, em 2014.
No seu caminho está o polaco Hubert Hurkacz, nono cabeça de série, que se defrontará na John Cain Arena.
Cazaux, classificado em 122.º lugar no ranking mundial, nunca tinha enfrentado Hurkacz, que venceu o francês Ugo Humbert na ronda anterior.
Vice-campeão de singulares masculinos em Melbourne, em 2020, Cazaux, natural de Montpellier, disse que estava determinado a não cair sem lutar.
"Estou pronto para lutar contra todos", disse, após sua vitória na terceira ronda sobre o 28.º cabeça de série, Tallon Griekspoor.
"Estou aqui para dar tudo no court. Às vezes jogo mal, outras vezes jogo bem. Não importa. A única coisa importante é dar tudo em campo. São essas as minhas regras", afirmou.
No sorteio feminino, Noskova recuperou de um set de desvantagem para derrotar a número um mundial e tetracampeã do Grand Slam, Iga Swiatek, e garantir pela primeira vez a passagem à quarta ronda de um Major.
Noskova, a primeira adolescente a derrotar a melhor jogadora do ranking no Open da Austrália, desde a francesa Amelie Mauresmo, em 1999, enfrenta a antiga número três mundial Elina Svitolina, da Ucrânia, no primeiro jogo de singulares na Margaret Court Arena.
Carlos Alcaraz, duas vezes vencedor de grandes torneios e segundo cabeça de série, retoma a sua tentativa de conquistar a primeira coroa do Open da Austrália, ao defrontar o sérvio Miomir Kecmanovic, primeiro cabeça de série, no primeiro jogo da sessão noturna na Rod Laver Arena.
O russo Daniil Medvedev, terceiro cabeça de série, defronta o português Nuno Borges, 69.º classificado, enquanto a última esperança britânica nos singulares, Cameron Norrie, defronta o alemão Alexander Zverev, sexto cabeça de série, no último jogo do dia no Margaret Court.
A bielorrussa Victoria Azarenka, duas vezes campeã do Open da Austrália e cabeça de série n.º 18, defronta a qualifier ucraniana Dayana Yastremska no jogo de abertura em Rod Laver, enquanto a russa Anna Kalinskaya defronta a italiana Jasmine Paolini, cabeça de série n.º 26, no último jogo em John Cain.