Open da Austrália: Sorteio dita confrontos de peso
Novak Djokovic teve de se submeter a tratamento para um problema no pulso durante a derrota na United Cup com Alex de Minaur na semana passada - a sua primeira derrota na Austrália em seis anos - mas pode esquecer a desilusão desde já, vencendo facilmente na sua estreia no seu Major favorito.
O sérvio de 36 anos poderá então defrontar o velho rival Andy Murray na terceira ronda e, se Berrettini o permitir, o número sete, Stefanos Tsitsipas da Grécia, nos quartos de final, no que seria uma emocionante desforra do confronto pelo título do ano passado.
A atual campeã feminina, Aryna Sabalenka, também enfrenta uma qualifier, enquanto a vice-campeã de 2023, Elena Rybakina, que derrotou a número dois mundial na final do torneio preparatório em Brisbane, enfrenta a antiga número um mundial Karolina Pliskova.
Os adversários
O campeão de Wimbledon, Carlos Alcaraz, por outro lado, chega a Melbourne Park sem ter disputado qualquer jogo competitivo esta época; o espanhol deverá defrontar o veterano francês Richard Gasquet na sua estreia. O número dois do mundo poderá disputar os quartos de final com o rejuvenescido Alexander Zverev, que, no entanto, enfrentará primeiro o alemão Dominik Koepfer.
Tsitsipas, como mencionado, enfrentará Matteo Berrettini na primeira ronda noutro desafio atrativo, enquanto o duas vezes finalista Daniil Medvedev se estreará contra um qualifier. Por seu lado, o jovem italiano Jannik Sinner enfrentará Botic van de Zandschulp.
Num confronto entre dois gigantes caídos, o ex-campeão do US Open Dominic Thiem enfrentará o ex-número seis do mundo Felix Auger-Aliassime.
O australiano Alex de Minaur, que surpreendeu Djokovic na semana passada antes de vencer Alcaraz num jogo de caridade, vai, por outro lado, liderar as esperanças locais e iniciar a sua campanha contra o canadiano Milos Raonic, o antigo número três do mundo.
Sorteio feminino
A campeã do US Open, Coco Gauff, vai defrontar Anna Karolina Schmiedlova, enquanto a tetracampeã de um Major, Naomi Osaka, vai regressar a um Grand Slam pela primeira vez desde 2022 e vai defrontar a francesa Caroline Garcia numa estreia difícil.
Osaka, que ganhou o título em 2019 e 2021, só voltou à ação em Brisbane depois de passar 15 meses à margem e dar à luz o seu primeiro filho em julho.
Angelique Kerber, que regressou à digressão após uma longa pausa para a maternidade, enfrentará a vice-campeã de 2022, Danielle Collins, na sua estreia e poderá enfrentar Swiatek na próxima ronda.
A wild card Caroline Wozniacki, outra antiga campeã e mãe que regressa ao circuito, vai estrear-se com a número 20, Magda Linette.
As outras italianas
Quanto aos outros italianos, no topo do sorteio masculino, Lorenzo Musetti vai defrontar o francês Benjamin Bonzi, enquanto Matteo Arnaldi vai jogar com o australiano Adam Walton. Também azarado é Lorenzo Sonego, que vai jogar contra Daniel Evans e, em caso de vitória, poderá desafiar Carlos Alcaraz na segunda ronda.