Nadal regressa aos courts com triunfo no torneio de Barcelona contra Flavio Cobolli (2-0)
Recorde aqui as incidências do encontro
Aos 37 anos, Rafael Nadal fez o seu tão esperado regresso à competição esta terça-feira no torneio de Barcelona, onde defrontou o italiano Flavio Cobolli no seu primeiro jogo em mais de três meses. O vencedor de 22 torneios do Grand Slam não joga no ATP Tour desde que sofreu outra lesão na anca em Brisbane, no início de janeiro.
O adversário desta terça-feira foi um bom teste à sua forma física na terra batida, onde não jogava desde que ganhou o Open de França em 2022.
As primeiras pancadas foram hesitantes, mas Nadal rapidamente tranquilizou toda a gente, mostrando-se à vontade na troca de golpes, quer no forehand quer no backhand. O seu serviço, menos potente do que o habitual, estava mais elevado do que nunca, o que perturbou bastante o italiano.
O espanhol conseguiu o break a 2-1 após um jogo apertado e conseguiu manter a pressão, provocando vários erros não forçados de Cobolli. Após 43 minutos de jogo, Nadal venceu o primeiro set por 6-2 graças a um duplo break.
O duelo tornou-se um pouco mais difícil no início do segundo set, com o italiano a tentar acelerar o ritmo, mas o antigo número 1 mundial manteve-se firme. Foi então que decidiu lançar uma das suas pancadas lendárias, o passing shot a partir da linha de fundo. O Vamos, com o punho cerrado, pôs o público de Barcelona de pé e Nadal voltou a vencer o serviço do seu adversário (6-2, 2-0).
Mas Cobolli ainda não tinha dito a última palavra e voltou a igualar a partida (6-2, 2-1). Mas era demasiado tarde, o seu adversário já tinha a vantagem psicológica e fez o seu quarto break do encontro, voando para a vitória. Resultado final 6-2, 6-3.
Atualmente no 644.º lugar do ranking, Nadal avança para a segunda ronda, onde o espera Alex de Minaur.