Nuno Borges vence Rafael Nadal e conquista pela primeira vez um torneio ATP
Reveja aqui as principais incidências da partida
Rafa Nadal regressou a uma final mais de dois anos depois da última, disputada em Roland Garros em junho de 2022. Nuno Borges estava pela primeira vez na grande decisão de um torneio ATP.
A final, tal como os jogos anteriores do torneio, começou com o maiorquino a oferecer uma versão muito lenta e hesitante, o que o levou a cometer erros que o colocaram rapidamente em desvantagem.
Nuno Borges soube aproveitar na perfeição a instabilidade do seu adversário. Encurralou-o no fundo do court até encontrar a oportunidade de jogar mais curto, mesmo com drop shots, que estavam fora do alcance do espanhol. Esta diferença de solidez no jogo resultou numa vitória do português por 6-3 no primeiro set.
Tal como nos dias anteriores, o golpe de perder o primeiro set fez com que Rafa reagisse, embora não de forma tão avassaladora como noutras ocasiões. Continuava a sentir-se desconfortável, tinha dificuldade em ganhar o seu serviço e os serviços do português acabavam num piscar de olhos.
Ainda assim, as sensações foram melhorando com o passar dos minutos, o que não impediu Borges de voltar a aumentar o ritmo e fazer 4-2, naquele que seria o prelúdio da vitória do português. Por fim, fechou a final com uma vitória retumbante por 6-2.
Além do inédito triunfo num torneio do circuito ATP, o maiato tornou-se apenas o segundo tenista português a consegui-lo, depois de João Sousa (Kuala Lumpur, em 2013, Valência, em 2015, e Estoril Open, em 2018).